
IBC 2019: YouTube avança nas TVs das famílias europeias
Ao abrir a conferência IBC2019, a chefe de conteúdo do YouTube (Europa, Oriente Médio e África), Cécile Frot-Coutaz, convidou as empresas de mídia a aproveitarem a plataforma do Google para alcançar novos públicos e se envolver com as comunidades.
“Nossos parceiros da TV paga estão cada vez mais vendo o YouTube como parte essencial de sua oferta de conteúdo.” Frot-Coutaz, que tem mais de 20 anos de experiência no setor de TV, disse que “não podia prever a incrível evolução atual na distribuição do conteúdo. ”
O crescimento de plataformas globais como o YouTube e a proliferação de dispositivos e formatos de conteúdo emergentes trazem oportunidades para criadores e parceiros de mídia. Ela acrescentou: “esses criadores estão redefinindo a próxima geração de mídia”, com sua enorme contribuição para as economias locais e globais.
“Somente na União Européia, o número de canais do YouTube com seis dígitos ou mais de seguidores aumentou 30% no ano passado.” Os criadores de conteúdo hoje “não poderiam existir em nenhum outro lugar”, reconheceu Frot-Coutaz.
“À medida que a visualização migra entre plataformas, formatos e telas, torna-se cada vez mais difícil fazer uma mensuração adequada. Contudo, estamos comprometidos com a indústria para resolver esses problemas. ”
Apontar para a transmissão de eventos ao vivo, como os festivais de música Coachella e Lollapalooza, no YouTube, destaca a mudança fundamental da plataforma em relação às tradicionais emissoras lineares.
“A crescente fome do YouTube na sala de estar” é sem precedentes para o público, acrescentou Frot-Coutaz na palestra que abriu o primeiro dia da conferência.
Enfrentando os desafios à privacidade e ao conteúdo prejudicial no YouTube, ela explicou: “Quando você cria um espaço projetado para receber muitas vozes diferentes”, esses desafios surgirão.
No entanto, segundo ela, o conteúdo inadequado representa apenas 1% de todo o conteúdo do YouTube e “estamos trabalhando para reduzir ainda mais esse número”.
“Estamos investindo em várias maneiras de remover o conteúdo que viola nossas políticas o mais rápido possível e elevar o perfil de boas vozes, especialmente em notícias de última hora de vozes de autores”.
O YouTube permite experimentação criativa em escala global. Frot-Coutaz diz que deseja ter uma conversa aberta com criadores de conteúdo e empresas de mídia tradicionais para “descobrir a próxima onda “.
Quando perguntada se o YouTube está se tornando um “novo radiodifusor” com seu modelo de publicidade, plano de comissionamento de conteúdo e estratégia de negócios em expansão, Frot-Coutaz disse: “O YouTube é fundamentalmente um fornecedor de tecnologia que permite aos criadores encontrem um público-alvo. e vice-versa; temos que permanecer no topo para permitir que nosso ecossistema floresça. ”
O aproveitamento da plataforma é fundamental para que as emissoras se envolvam com o público mais jovem, com mais de um bilhão de decodificadores nas salas de estar europeias, ela aponta para as parcerias com a Liberty Global, Sky e Vodafone. “No geral, significa que os consumidores estão assistindo 215 milhões de horas de conteúdo em telas de TV e dispositivos inteligentes”.
“O setor de mídia cria conteúdo ambicioso, envolvente e inovador que pode definir culturas e aproximar as pessoas”, concluiu a executiva. “Programação como Eurovision, Final da Liga dos Campeões e Got Talent da Grã-Bretanha pode se beneficiar de uma plataforma construída com tecnologia de ponta.”