TV Conectada abrange 41% da população digital na América Latina

Estudo realizado pela Comscore revela insights para que as marcas tirem o máximo proveito deste novo meio publicitário na região.

Nos últimos anos, o consumo de TV Conectada (CTV) cresceu consideravelmente na América Latina, atingindo mais de 150 milhões de telespectadores, o equivalente a 41% da população. É o que indica um levantamento da Comscore em colaboração com a IAB Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru e Uruguai, que reflete o desenvolvimento da CTV na região, e aponta que a evolução da CTV será acelerada nos próximos anos devido às novas oportunidades que este mercado oferece.

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Patrocinado pela SunMedia, Pluto TV, Roku, OMG, Teads, Totalplay, Show Heroes Group, Google, Televisa Univision, Warner Bros, Samsung Ads, NBCUniversal e Globoplay, este é o primeiro estudo conduzido por uma empresa independente de pesquisa de mercado para entender o estado atual da CTV, traçar possíveis previsões e contribuir para uma tomada de decisão mais precisa sobre este mercado.

“Olhando para o futuro, com base nos benefícios obtidos para as marcas com a publicidade em CTV em outros mercados, prevê-se que um nível semelhante de maturidade seja alcançado na América Latina. Acreditamos que a evolução da mídia para CTV será iminente, por isso é recomendado que as marcas invistam neste espaço o mais rápido possível para acelerar sua curva de aprendizado e obter os melhores resultados para seus negócios no menor tempo possível”, comenta Ingrid Veronesi, diretora sênior da Comscore para o Brasil.

Comportamento dos consumidores de CTV

De acordo com o levantamento, os países com o maior crescimento do consumo de CTV na região são Brasil, México e Argentina. O estudo indica ainda que 97% dos lares na região possuem ao menos uma smartTV, sendo este o dispositivo mais escolhido para o acesso a conteúdos. Além disso, “entre os espectadores de CTV, 96% dos entrevistados disseram ter assistido a vídeos em uma smarTV no período de um setembro e outubro, enquanto 22% o fizeram em outros dispositivos de streaming, e 18% utilizaram consoles de videogame. Já em relação ao consumo de vídeos online, a maioria dos usuários assistiu a vídeos digitais usando smartphones (89%), computadores (72%) ou tablets (37%)”.

Formatos preferidos

Considerando a oferta de conteúdo disponibilizado pelas CTVs, o estudo revela que os usuários estão satisfeitos com a variedade apresentada. Neste sentido, os formatos mais assistidos são filmes (88%), séries de TV (84%), música (60%) e esportes (58%). Além disso, 75% dos entrevistados disseram gostar quando os serviços de streaming oferecem séries e filmes de diferentes nacionalidades.

O estudo afirma que dois (2) comportamentos nos hábitos de visualização são identificados entre os latino-americanos : o “maratonista” e o “multitarefa”. Enquanto 63% dizem assistir a vários episódios seguidos, apenas 18% preferem se concentrar em assistir um único vídeo sem fazer outras atividades simultaneamente; ambos os indicadores representam uma oportunidade para marcas que desejam captar a atenção dos telespectadores.

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Entre os principais benefícios da CTV identificados para marcas que desejam investir neste formato estão a possibilidade de acessar públicos jovens, segmentos específicos e, acima de tudo, a capacidade de controlar a frequência de exposição à publicidade. Este último ponto permite eficiências significativas nos gastos com publicidade, evitando o desperdício. Além disso, “uma das maiores vantagens da CTV é que o público deste formato costuma tomar ações após ser exposto à publicidade. O estudo da Comscore revela que, depois de ver um anúncio, 32% das pessoas aprendem sobre um novo produto, 31% procuram online o produto anunciado, 24% discutem o que viram anunciado, 19% falam sobre o anúncio com outra pessoa e 15% compram algo que viram”.

Outro ponto identificado indica que a relevância da publicidade acaba sendo um conceito-chave para os consumidores: 40% dos entrevistados esperam que os anúncios sejam relevantes para si mesmos e seus interesses, 34% responderam que os anúncios deveriam estar relacionados com o conteúdo que estão olhando, 28% disseram que deveriam estar relacionados com coisas que procuraram ou compraram online, e apenas 15% acreditam que não deveriam estar relacionados com o que estão assistindo.

Modelos de assinatura

Considerando que a TV Conectada permite aos usuários escolher entre assistir a conteúdo pago sem anúncios (Subscription Video on Demand – SVOD) ou programação gratuita com anúncios (Advertising-Based Video on Demand – AVOD), uma das maiores perguntas feitas pelos principais players do setor é: qual é a opção preferida pelos usuários na América Latina? Na pesquisa a maioria (65%) preferem pagar para não ter anúncios (modelo SVOD), e 35% se sentem confortáveis em assistir a publicidade caso ela lhes permita acesso a conteúdo de graça (modelo AVOD). Atualmente, uma residência com CTV tem, em média, 4,6 assinaturas – dentre as quais 3 são pagas e 1,6 são gratuitas.