Streaming no Brasil: 25% ignoram aumentos de preço

O 63% dos brasileiros entrevistados consomem séries e filmes através de Streaming e Netflix dispara dos concorrentes.

A Sherlock Communications acaba de lançar o terceiro e-book sobre “Consumo de Streaming na América Latina 2024″, focado no comportamento dos consumidores brasileiros. O relatório destaca que 63% dos brasileiros utilizam serviços de streaming, com a Netflix liderando, e apesar dos aumentos nos preços, 25% mantiveram suas assinaturas com quase metade, 49% dos brasileiros, assistindo entre 2 e 4 horas de conteúdo diariamente, enquanto 6% ultrapassam 6 horas. O e-book também discute o uso de ‘TV box’ piratas, compartilhamento de senhas, a demanda por mais diversidade nos conteúdos entre outros tópicos.

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Segundo o e-book, o crescimento contínuo do mercado de Streaming na América Latina oferece aos consumidores uma gama completa de oportunidades e está no cerne do cenário de entretenimento, conforme revela a mais recente pesquisa da Sherlock Communications. Os resultados apresentam a preocupação dos consumidores com os custos de assinatura e a demanda por conteúdos mais representativos, apesar de uma forte adesão às plataformas devido à sua conveniência e à ampla gama de serviços.

O Streaming é uma fonte crucial de entretenimento na região, e mesmo com o aumento dos preços, 25% dos brasileiros não cancelaram nenhuma assinatura em 2024. Além disso, a maioria dos respondentes (63%) acredita que as plataformas de Streaming oferecem uma boa relação custo-benefício indicativos esses de satisfação ou falta de alternativas melhores.

Com o aumento da demanda do streaming, os altos preços dos serviços seguem impactando os consumidores e as ‘TV box’, aparelhos dispositivos que permitem acessar conteúdos de Streaming sem assinaturas mensais, surgiram como uma alternativa e têm se tornado populares na América Latina. No entanto, 70% dos entrevistados brasileiros indicaram que não utilizam esses aparelhos para acessar conteúdo de forma gratuita, com apenas 23% optando por esse tipo de consumo. Fato esse que ainda preocupa a Agência Nacional de Comunicações (Anatel), que afirmou ter bloqueado 80% dos servidores piratas em 2023.

Audiência

A pesquisa revela que exigir a atenção exclusiva do público latino-americano tem se tornado mais difícil nos últimos anos. Quase metade (46%) dos respondentes relataram dar atenção total ao Streaming de conteúdo em 2021, número que caiu para 24% em 2024. Três em cada quatro (75%) na América Latina dizem realizar multitarefas enquanto consomem conteúdo em plataformas de Streaming. O uso de celular para enviar mensagens ganha destaque no Brasil, com 39%, seguido de conversas com familiares e amigos (25%), prática de exercícios físicos (15%) e até mesmo a leitura, com 8%.

Uma tendência significativa identificada no relatório da Sherlock Communications é o consumo diário de conteúdo via Streaming, com quase a metade (49%) dos brasileiros consumindo entre 2 e 4 horas de conteúdo todos os dias, enquanto 6% consomem por mais de 6 horas. O que demonstra um envolvimento consistente com as plataformas. Séries e filmes são os mais assistidos (63%), seguidos por músicas (12%) e dois ou mais tipos de conteúdos ao mesmo tempo (9%).

Considerada por muitos como sinônimo de Streaming, a Netflix relatou um aumento de crescimento de 12% nas assinaturas latino-americanas no final de 2023. No Brasil, as plataformas mais populares incluem a Netflix, liderando com 81%, seguida pela Amazon Prime com 52% e HBO Max com 35%. No segmento de música, o Spotify é o líder com 54%, seguido pelo YouTube com 31%.

“Nossas descobertas são uma leitura muito interessante para empresas que fornecem serviços de Streaming para o público latino-americano. As que prestam atenção aos desejos do público local e atendem aos seus gostos têm uma enorme vantagem” diz Patrick O’Neill, sócio-gerente da Sherlock Communications.

Outras descobertas importantes:

  1. Apenas 5% dos brasileiros consomem podcasts nas plataformas de Streaming, outros 4% consomem esportes e 1% reality shows.
  2. Brasil consome Streaming um pouco mais do que a média latino-americana, com 6% relatando que acessam conteúdos por mais de seis horas por dia.
  3. Apenas 12% dos Brasileiros gravitam em torno da música acima de outros conteúdos de Streaming.
  4. Os brasileiros surgiram como os menos propensos a trabalhar enquanto consomem Streaming, com 12% dando essa resposta.
  5. 19% dos brasileiros utilizam o Streaming para manter as crianças distraídas.

O relatório Consumo de Streaming na América Latina 2024 foi publicado em maio de 2024, e é o terceiro estudo sobre a indústria de Streaming na América Latina produzido pela Sherlock, oferecendo insights exclusivos sobre tendências de consumo. A pesquisa foi realizada por meio de painel online em janeiro de 2024 e reúne a opinião de 3.372 pessoas na América Latina. A distribuição por país é a seguinte: Argentina (452 entrevistados); Brasil (831); Chile (441); Colômbia (403); México (821); e Peru (424).