
Streaming irá definir os caminhos da publicidade direcionada
Conteúdo The Broadcast Bridge
Investimentos em tecnologias de broadcast sempre levaram em conta questões comerciais e os dinâmicos padrões de consumo.
As dificuldades econômicas que abalam a maioria dos setores acentuam ainda mais essa postura das empresas, fazendo com que qualquer inovação seja antes de mais nada viável economicamente, isto é, ou corta custos ou gera mais receita. Isso é evidente na crescente utilização de IA nos processo de broadcast, o que significa Machine Learning (ML), para otimização por todo o fluxo de trabalho e também ajudando a aumentar a qualidade e ações para trair e manter a audiência.
Isso também se aplica à publicidade direcionada, que será um grande tema em 2023, já que mais marcas e empresas de brodcast a adotam para melhorar a eficiência e taxas de conversão de publicidade. A tendência em publicidade direcionada é focar na evolução do comportamento da audiência, especialmente no aumento do consumo de conteúdo do tipo VoD (AvoD) com suporte publicitário em economias mais desenvolvidas.
AvoD tem se mostrado mais popular que VoD por assinatura (SVoD) em países em desenvolvimento como Índia e Malásia, onde muitos consumidores evitam pagar mais do que um pequeno valor para ver um conteúdo, o que resulta em uma baixa receita por usuário (por volta de $2 a $5 por mês). Mais recentemente, a visualização de AVoD cresceu substancialmente nos EUA, em decorrência dos serviços oferecidos pela Pluto da Viacom, Yubi TV da Fox, o canal Roku, Peacock da Comcast e IMDb da Amazon. O mesmo ocorre de certa forma na Europa, com uma fragmentação dos SVoD existentes, levando os consumidores a buscar opções de menor custo para ter acesso ao conteúdo que querem.
Combinado com o contínuo crescimento das plataformas de streaming (se comparado as TVS lineares tradicionais), o boom do AVoD tem incentivado a publicidade direcionada como forma efetiva de monetização. O sinal mais evidente dessa tendência ocorreu em abril de 2022 quando a Netflix se tornou a última grande empresa de streaming (VoD) a anunciar que lançaria versões com publicidade de seus pacotes em vários países.
Tal lançamento se deu em outubro de 2022 no UK com um pacote de AVoD ao preço de 4,99 libras. A título de comparação, o pacote básico mais barato sem publicidade custa 6,99 libras. Essa decisão da Netflix veio após a empresa perder globalmente mais de 1 milhão de assinantes de SVoD de abril a julho de 2022. Após afirmar por anos que nunca exibiria publicidade, por seguir um modelo diferente de Facebook e Google, a Netflix foi forçada a se curvar à realidade comercial, assim como outras plataformas já tinham feito.
Leia o artigo completo, em inglês, aqui.