
Spotify afirma que artistas brasileiros geraram mais receita e alcançaram mais fãs em 2024
A plataforma completou 10 anos no País e afirmou que nesse período foram mais de 770 bilhões de streams no Spotify no Brasil gerando um aumento de 100 vezes e que desse consumo, o país corresponde a mais de 60% do consumo de artistas brasileiros na plataforma.

Sede de Spotify em Estocolmo, Suécia / Foto: Fernando Moura
O Spotify, plataforma global de streaming com sede na Suécia, afirma em comunicado que “os artistas brasileiros geraram mais receita e alcançaram mais fãs no Spotify” em 2023, e que estes foram escutados pela primeira vez quase 10 bilhões de vezes o que “está ajudando os artistas a aumentar significativamente sua receita e seu público”. Estes dados são do relatório Loud&Clear 2024.
O relatório afirma que “o Spotify registrou o maior pagamento anual de um único varejista para a indústria musical, mais de US$ 9 bilhões em 2023 – quase o triplo do que pagamos há seis anos, e um valor significativo parte dos US$ 48 bilhões que pagamos no total”.
No Brasil, afirma o informe, “o Spotify está ultrapassando a indústria musical brasileira.
Na comparação com 2022, a receita gerada pelos artistas brasileiros só no Spotify cresceu 27% no ano passado. Esse número é mais que o dobro do crescimento de receita de 13% que o crescimento musical do Brasil teve no mesmo período (de acordo com a Federação Internacional da Indústria Fonográfica, IFPI)”.

Fonte: Spotify
Por outro lado, “os Royalties do Spotify continuam crescendo para artistas brasileiros” já que estes “cresceram 600% desde 2017. Em 2023, as receitas geradas por artistas brasileiros apenas com o Spotify atingiram mais de R$1.2 bilhão, mais que o quádruplo desde 2018”.
O informe explica, ainda, que “os royalties do Spotify estão impulsionando as carreiras de artistas em todos os níveis. O número de artistas brasileiros que geraram mais de R$ 100 mil em receitas só no Spotify aumentou mais de 500% desde 2017.O número de artistas brasileiros que geraram mais de R$50 mil em receitas só no Spotify também aumentou mais de 300% desde 2018”.
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