SET:30: “Temos de avaliar os riscos da IA Generativa e os vídeos sintéticos”

Palestra adverte sobre o combate à desinformação é essencial devido ao avance da IA Gen e a circulação de conteúdos sintéticos. E que o futuro, em contraste com o passado, passa por inovação, mas ela deve ser direcionada.

O Keynote desta segunda-feira (6/4) esteve a cargo de Chris Evans, Head of Knowledge & Insight da IABM, que apresentou uma visão geral do ambiente de negócios atual, principais impulsionadores de investimento em tecnologia e transformações contínuas nas operações de negócios para fornecer aos participantes do SET:30 uma vantagem estratégica na NAB Show 2025.

Evans fez um overwiew da indústria e de como, mediante uma pesquisa híbrida, foi possível definir como está o mercado e quais os investimentos a serem feitos nos próximos tempos. Ele disse que “houve uma deterioração do investimento registrado nos últimos anos”, que se deu pela “pandemia, por guerras, problemas políticos ou mudanças de parcerias globais”.

Evans comentou ainda que essas mudanças tiveram a ver com o fato de, em 2024, as cinco principais economias do mundo terem passado por processos eleitorais, o que interferiu, desde a perspectiva da pesquisa, nos investimentos.

E disse também que os canais FAST têm proliferado no mundo, produto de “uma oportunidade dada pela tecnologia”, e que na sua primeira vez no Super Bowl o FAST teve uma audiência de 13,6 milhões de usuários simultâneos, chegando a um total de audiência de 127,7 milhões em todas as mídias nos Estados Unidos.

Falou dos novos hábitos de consumo da Geração Z e como o consumo de mídia, dentre os conteúdos, se destaca o consumo de vídeo games. E deixou como dado preocupante que a inteligência artificial para plataformas de OTT leva a dianteira em termos de investimento com um total de 26%, e que em segundo lugar esta o transporte IP.

E finalizou dizendo que o combate à desinformação é essencial devido ao avance da IA Gen e a circulação de conteúdos sintéticos. E que o futuro, em contraste com o passado, passa por inovação, mas ela deve ser direcionada.

O SET:30 tem patrocínio Ouro da EiTV, CIS Group/ BeTV e SES; patrocínio Prata da AWS, Broadpeak, EutelsatGroup, Reuters e YouCast; e patrocínio Bronze da Enensys, Ideal Antenas, LineUp, Mediastream, Mirakulo, SNews, Showcase e 2Live. Ainda, apoio da MGE.

Por Fernando Moura (reportagem) e Tito Liberato (edição) em Las Vegas, USA