SET:30: Satélites continuam sendo relevantes na distribuição de conteúdo

O primeiro painel desta segunda-feira analisou os “Satélites – A Infraestrutura Invisível do Futuro”, e teve a participação de Fabio Alencar, VP Vendas Regional Latam da SES e Ricardo Calderon, Diretor de Vendas de Mídia para Brasil e Cone Sul da Eutelsat. A moderação foi de Caio Klein, Diretor Geral da TVE RS.

No inicio da sua fala, Alencar disse que a SES completa 40 anos e o Brasil “sempre esteve dentro da empresa com alguns colegas da Embratel que foram para lá”, por isso, explicou que é um ano de comemorações, e comentou que “a compra da Intelsat deve se concretizar nos próximos meses”, o que aumentará a oferta da empresa.

 

O executivo afirmou no SET:30 que “a SES foca em ser um parceiro dos clientes, e em como distribuir o conteúdo, com uso de cloud para otimizar a rede. “Por isso entregamos conteúdo via satélite com um ecossistema de vídeo” com foca na entrega pensando em agregação, processamento e distribuição.

Falando de TV 3.0, Alencar falou do DVBI e o DVBNIP, e afirmou que o desafio passa pelo “canal de retorno”, e comentou que “o que viabiliza aos broadcasters expandirem sua oferta incluindo conteúdos via OTT e segunda tela via DTH”, e “agrega uma variedade de serviços através de uma única assinatura para os telespectadores”.

Por outro lado, o DVB NIP, explicou, é um padrão de vídeo para convergência de conteúdo entregue em IP via satélite e sistemas integrados com OTT, permitindo provedores de conteúdo combinarem as redes de broadcast com os serviços OTT viabilizados por satélite; e ampliando o alcance, criando novos casos de uso e fluxo de receitas”. Finalizou falando da Mileto Brasil, sucessora da OI TV, que parte da base existente de clientes que chega ao 600 mil , “em um processo de crescimento de TV por assinatura. Acreditamos que a oferta deles será de multiplaforma na qual se junta a infraestrutura, os canais de TV e os fornecedores de tecnologia.

Ricardo Calderon disse que a Eutelsat se transformou na Eutelsat Group, com a missão de ser o parceiro “mais confiável para conectividade global por satélite”, e disse que “foi a primeira operadora de satélite com uma infraestrutura Geo-Leo Integrada”, assim, aproveitando os dois tipos de órbita, “queremos conectar todos com todos”.

E disse que o “vídeo continua sendo a maior receita da empresa”, o que se traduz em uma rede Geo-Leo com satélites geoestacionários (GEO) e Low Earth orbit (Leo), para entregar baixa latência e ubiqüidade”, tudo junto com 6 teleportos que organizam e monitoram toda a rede. E finalizou afirmando que “a integração será fundamental para ampliar as possibilidades e gerar a possibilidade de avançar com melhores rendimentos que podem ser alcançados”.

O SET:30 tem patrocínio Ouro da EiTV, CIS Group/ BeTV e SES; patrocínio Prata da AWS, Broadpeak, EutelsatGroup, Reuters e YouCast; e patrocínio Bronze da Enensys, Ideal Antenas, LineUp, Mediastream, Mirakulo, SNews, Showcase e 2Live. Ainda, apoio da MGE.

Por Fernando Moura (reportagem) e Tito Liberato (edição) em Las Vegas, USA