
SET:30: O projeto da EAF é uma mudança de paradigma
No segundo dia do SET:30, que se realiza em Las Vegas, a SET analisou com os seus convidados o mercado de transmissão no primeiro painel, seguido de um keynote interessante sobre o mercado audiovisual e finalizou com um debate sobre IA Generativa e soluções de cloud.
O pontapé inicial da segunda-feira, 7 de abril, foi de Carlos Octavio Queiroz, Vice Presidente da SET, e Leandro Guerra, CEO da Entidade Administradora da Faixa (EAF). Guerra disse que a EAF desenvolve um projeto que nunca tinha existido, com o “desafio de chegar a todos os lugares do nosso, este projeto é uma mudança de paradigma”, explicou o executivo que comanda a Entidade Administradora da Faixa de 3,5 Ghz.
O executivo disse que a EAF aportou R$ 6,3 bilhões de reais que vieram das operadoras, assim, o primeiro trabalho foi a desocupação e a mitigação de 1482 estações no Brasil. Assim, já “migramos as antenas de banda C para Banda Ku e instalamos 4.950 milhões de kits com a nova parabólica digital e devemos alcançar os 5 milhões nos próximos meses”. Ele deu detalhes das fases de liberação da faixa que começou em Julho de 2022 e finalizou em outubro de 2024 com a possibilidade de instalação do 5G nos 5570 municípios.
Guerra disse que houve sinergia entre os atores, com ações da EAF com colaboração dos setores, e dentre os quais “a radiodifusão foi fundamental. Hoje, para cada antena que a EAF instalou, o mercado vendeu 2, por isso chegamos quase aos 15 milhões de kits instalados no Brasil”.
“A EAF não faz nada sozinha, nós temos que chegar até qualquer ponto do país. O trabalho da EAF é no Brasil profundo. O impacto do nosso projeto na população de menor renda no nosso país é significativo”. E mostrou um vídeo do Siga Antenado da Maria Laura, na zona rural do país, no qual ela conta como mudou a sua vida”.
Ele finalizou dizendo que uma nova portaria do Governo flexibilizou a entrega, e assim poderão ser instaladas mais de 700 kit nos próximos meses.
O SET:30 tem patrocínio Ouro da EiTV, CIS Group/ BeTV e SES; patrocínio Prata da AWS, Broadpeak, Eutelsat Group, Reuters e YouCast; e patrocínio Bronze da Enensys, Ideal Antenas, LineUp, Mediastream, Mirakulo, SNews, Showcase e 2Live. Ainda, apoio da MGE.
Por Fernando Moura (reportagem) e Tito Liberato (edição) em Las Vegas, USA