SET:30: O futuro da TV 3.0 apresenta diversas oportunidades, diz Anatel

Vinícius Caram, Conselheiro do Anatel, disse na abertura do último dia do SET:30 que  “o futuro da TV 3.0 apresenta diversas oportunidades, mas também exigirá que as emissoras se reinventem para se manterem relevantes em um mundo cada vez mais digital”.

A abertura do terceiro e último dia da edição 33 do SET:30 teve na sua abertura a participação de Paulo Henrique Castro, Presidente da SET, e Vinícius Caram, Conselheiro da Anatel. Castro disse que a manhã de terça-feira (08/04) será focado no streaming. No seu discurso, ele agradeceu a presença de todos. “Estou muito feliz pelo que foi feito como comunidade SET. Recebemos muito feedback aqui, estamos no caminho, fizemos mudanças e faremos outras. O interessante é começar a ver outros assuntos, ver outros conteúdos, trafegando entre mundos e gerações”.

O presidente da SET reforçou que “estamos muito honrados com a parceria com a Anatel, pelo trabalho juntos. A Anatel e o MCom são parceiros. Nós temos muitas boas conversas, às vezes discordamos, e o processo é rico. O Vinicius Caram é parte da renovação e de como avançamos para melhor”.

A seguir, o representante da Anatel disse que na Agência Nacional de Telecomunicações “sempre defendemos e atendemos as demandas operacionais, mas sempre pensamos que as entidades trabalhem juntas”.

Ele disse que hoje “vivemos um momento de risco e de alerta para o setor” porque há concorrência não regulamentada. “Hoje o mercado não está justo. A radiodifusão traz inovação, traz tecnologia, e o evento deste ano é um marco. O lançamento da TV 3.0 vai ser mandatória para essa corrida tecnológica, e, sim, é uma maneira de se colocar à frente dos competidores do streaming”. Ele reforçou “o conteúdo local, pois as pessoas querem se identificar com a radiodifusão”, com um “conteúdo personalizado”.

O executivo da Anatel disse que a TV 3.0 permitirá que a TV aberta possa se inserir nesse novo modelo de distribuição de conteúdo, e explicou que “a TV se destaca pela liderança no desenvolvimento de ferramentas de verificação de fatos e iniciativas para combater notícias falsas, ajudando os consumidores a distinguir entre informações confiáveis e enganosas”.

Caram explicou que “recentemente o Conselho Diretor, no processo do PDFF que tive a honra de relatar, aprovou a atribuição da faixa de 300 MHz para a radiodifusão. Esse é um importante passo e uma indicação para o setor”, e disse que há que pensar na “disponibilidade de espectro” e “como parear os canais digitais”.

Ele comentou com os mais de 150 profissionais presentes na sala do Las Vegas Convention Center que a Anatel trabalha no desenvolvimento de duas Estações em São Paulo, e uma estação em Brasília. “Temos previsão de a primeira transmissão ocorrer no SET EXPO em agosto em São Paulo (SP)”, e disse que o MCom solicitou que a estação de BSB seja construída para operar na nova faixa da radiodifusão (300MHz). As de SP operarão no VHF Alto.

No que diz respeito à faixa de 300 MHz, disse que a Anatel tem o compromisso de fazer a limpeza para garantir pelo menos 11 canais no Brasil, com 1 canal (232-237 MHz), 7 canais  (250-292 MHz), e 3 canais  (345/363 MHz)

O SET:30 teve o patrocínio Ouro da EiTV, CIS Group/ BeTV e SES; patrocínio Prata da AWS, Broadpeak, EutelsatGroup, Reuters e YouCast; e patrocínio Bronze da Enensys, Ideal Antenas, LineUp, Mediastream, Mirakulo, SNews, Showcase e 2Live. Ainda, apoio da MGE.

Por Fernando Moura (reportagem) e Tito Liberato (edição) em Las Vegas, USA

Post Tags: