
SET:30: Fórum SBTVD anuncia e demonstra set-top-box e antena para DTV+
O SET:30 foi o local escolhido pelo Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD) para lançar o primeiro protótipo de receptor de sinal DTV+ (TV 3.0) , uma situação que gerou uma expectativa enorme entre os mais de 200 participantes do primeiro dia dos seminários da SET na NAB Show 2025.
Raymundo Barros, Presidente do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD)/Globo/SET, anunciou nesta manhã em Las Vegas, o primeiro kit de recepção de sinal DTV+ desenvolvido pelo Fórum e algumas empresas associadas, com destaque para a Mirakulo e a Vivensis.
O anúncio, que foi recebido com palmas e entusiasmo na sala, foi realizado durante o primeiro painel da edição 2025 do SET:30, que analisou o “Status e perspectivas do DTV+: Fórum SBTVD & Ministério das Comunicações”, e teve a presença de Raymundo Barros, Presidente do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD)/Globo/SET e Wilson Diniz Wellisch, Secretário da Secretaria de Comunicação Social Eletrônica do Ministério das Comunicações. O painel, que abordou o futuro do padrão de tecnologia do Brasil, foi moderado por Paulo Henrique Castro, presidente da SET.
Barros falou de como o streaming mudou o ecossistema de mídia e disse “que nós continuamos aqui, estamos fortes, falando de um futuro que começa hoje. Um futuro que, com a TV 3.0, vai garantir que a TV seja a principal plataforma do Brasil”. Ele disse que, segundo a Kantar Ibope, “65% do tempo de consumo é de TV aberta, e 30% é de streaming, e depois a TV paga com 10%. Dados que mostram que continuamos sendo a maior e mais importante plataforma de vídeo do Brasil”.
“Tenho em mãos o primeiro protótipo funcional de um receptor compatível com o nosso padrão de TV 3.0. Este é o primeiro set-top-box com todos os elementos da nossa arquitetura, e esta é a primeira antena MIMO que permitirá que o telespectador brasileiro possa acessar de uma forma fácil em toda a área de cobertura das nossas futuras emissoras o sinal de TV 3.0. Esta é a concretização de um trabalho muito grande do Fórum, da Academia e dos radiodifusores brasileiros”, comentou o executivo.
Ele disse, ainda, que em “agosto de 2024 incorporamos o stack da tecnologia, se definiram as normas e lançamos a marca da nova TV aberta brasileira, a porta de entrada da TV aberta, o universo da TV dos brasileiros , o DTV+. Hoje aqui no SET:30 lançamos o protótipo de recepção”. E reforçou: “Eu garanto que a TV aberta vai aparecer de forma automática. Ao acessar ao ambiente da DTV+, o telespectador vai estar na TV dos brasileiros” em um novo momento, no qual “o televisor passa a ser uma plataforma, e até onde o governo poderá se relacionar com a população”.
Ele finalizou dizendo que espera a assinatura do Decreto por parte do presidente Lula para que as 9 normas que permitem ter a norma técnica com “camada física, camada de transporte, codificação de vídeo, codificação de áudio, legendas, língua de sinais, sistema de emergência, codificação de aplicações e receptores” possam se transformar em norma ABNT. E fechou afirmando que “a radiodifusão é Green, Ambientalmente sustentável”.
Assista uma parte da entrevista exclusiva com Raymundo Barros
O SET:30 tem patrocínio Ouro da EiTV, CIS Group/ BeTV e SES; patrocínio Prata da AWS, Broadpeak, Eutelsat Group, Reuters e YouCast; e patrocínio Bronze da Enensys, Ideal Antenas, LineUp, Mediastream, Mirakulo, SNews, Showcase e 2Live. Ainda, apoio da MGE.
Por Fernando Moura (reportagem) e Tito Liberato (edição) em Las Vegas, USA