SET:30: BPS pode ser uma solução PNT complementar ao GNSS, diz Sam Matheny, CTO da NAB

O executivo da NAB disse no seu keynote que os Estados Unidos caminham para o fim da migração para o ATSC 3.0, e destacou a demanda da indústria de radiodifusão para finalizar a transição.

O keynote desta terça-feira (8/4) esteve a cargo de Sam Matheny, VP da NAB. Ele detalhou o processo de migração para o ASTC 3.0 na sua palestra “NextGen TV – Concluindo a transição para ATSC 3.0”, a qual explicou como as emissoras nos Estados Unidos entraram com uma petição na FCC (Federal Communications Commission) buscando uma transição completa para ATSC 3.0 com um prazo definido de 5 anos.

Matheny disse que o processo avança e nele já foram migrados 437 canais, com 103 estações em 80 mercados diferentes, o que representa 77% do total,  que hoje se chega a 10 milhões de TVs. Espera-se que até 2029 isso aumente 300%.

Ele disse que o processo continua com a criação de 3 novos comitês de estudo no ATSC, e destacou a demanda  falando sobre a “transição obrigatória” e que a Petição de Regulamentação defina a data de transição para toda a indústria, que chegue aos 55 principais mercados dos Estados Unidos até fevereiro de 2028, e que o restante seja até fevereiro de 2030.

O CTO da NAB disse ainda que é necessário que se atualize a regra do sintonizador para incluir sintonizadores de próxima geração; se inclua a exigência de destaque; e que seja fácil encontrar a TV Aberta (OTA), e configurações relacionadas, no aparelho de TV.

Finalmente, falou da possibilidade de usar a tecnologia BPS e como “a transferência de tempo do BPS é comparável ou melhor do que o GNSS, tornando o BPS uma solução PNT complementar viável quando o GNSS não está disponível”.

O SET:30 teve o patrocínio Ouro da EiTV, CIS Group/ BeTV e SES; patrocínio Prata da AWS, Broadpeak, EutelsatGroup, Reuters e YouCast; e patrocínio Bronze da Enensys, Ideal Antenas, LineUp, Mediastream, Mirakulo, SNews, Showcase e 2Live. Ainda, apoio da MGE.

Por Fernando Moura (reportagem) e Tito Liberato (edição) em Las Vegas, USA