
SET:30: Anatel apóia o processo de TV 3.0

Moisés Queiroz Moreira, conselheiro da Anatel
A manhã do segundo dia da edição 30 do SET:30, que se realiza no NAB 2023, começou com a apresentação de Moisés Queiroz Moreira, conselheiro da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Ele disse que esta é uma data emblemática para a SET e para a NAB, que completa 100 anos”. E completou: “para mim, estar com vocês é importante, porque deve ser a minha última vez como conselheiro da Anatel. Quando cheguei à Anatel, trouxe a sensibilização para o setor da radiodifusão”.
Moreira disse, ainda, que “cheguei para dirigir o Gired (Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização) e fiz tudo para que fosse executado o plano. Hoje, avançamos e estamos com mais de 90% do projeto, mais de 5 mil canais concedidos, e espero que até o final deste ano possamos concluí-lo. Outra defesa é o espectro de UHF. Sou muito enfático sobre o avanço sobre o setor”.
A TV 3.0 é um projeto que Moreira deseja deixar encaminhado, e, sobre o tema pirataria, “o combate é grande, sobretudo no espectro. Devemos ter 38 outorgas de rádios e, talvez, mais de 40 rádios piratas identificadas, que geram grandes problemas não só à radiodifusão, mas também a outras áreas”.
Por Fernando Moura, em Las Vegas