SET Sudeste e o novo cenário de produção audiovisual

O SET Sudeste, que se realiza na capital fluminense, analisou como a otimização de investimentos está transformando a produção audiovisual, elevando qualidade, agilidade e eficiência, e vislumbrou os benefícios das atualizações tecnológicas.

O segundo painel da parte da tarde do SET Sudeste explorou inovações na produção de conteúdo, novos fluxos de trabalho e estratégias para maximizar recursos, impulsionando a competitividade no dinâmico mercado do entretenimento digital. Assim, Clecio Roberto Vieira da Silva, Executivo de Contas de Produtos Profissionais da Canon Brasil, e Marcelo Souza Bauly, Supervisor de operações e técnica no SBT Rio, debateram com o Presidente da SET, Paulo Henrique Castro, responsável pela moderação do painel.

O painel “O Novo Cenário da Produção Audiovisual: Mais Qualidade, Agilidade e Eficiência com otimização de investimentos” teve início com Marcelo Souza Bauly que disse que “a diversidade de meios fez evoluir a forma de produção no SBT”.

Bauly disse que a emissora utiliza “muito o vMix e o Adobe Premier Pro. O primeiro é um pouco polêmico, mas na emissora nos ajudou bastante na produção pois nos permite realizar produções em SD, HD e 4K, no qual um único operador pode trafegar conteúdos”, e deu um exemplo de uso, o podcast do SBT Rio, para o qual se usa o vMix “minimizando a mão de obra do switcher em pelo menos 50%, com interação com os estúdio, e controle das câmeras PTz do estúdio”

Com respeito ao Premier, Bauly disse que foi implantada uma ilha de edição da emissora porque é “um software de edição que conseguisse usar todos os formatos de vídeo, o que nos deu maior agilidade e a possibilidade de editar em nuvem com IA Generativa, que proporcionou melhoria de áudio e colorimétrica gerando um conteúdo de maior qualidade”

Clecio Roberto Vieira da Silva falou sobre a otimização de investimentos e explicou as mudanças que aconteceram nos últimos anos desde que a Canon entrou no mercado de cinema, fazendo com que existam seis (6) linhas de produtos que vão desde pequenas câmeras até produtos para grandes produções cinematográficas. “O conceito passa por uma nova geração de câmeras que tenha qualidade de imagem, conectividade, usabilidade e mobilidade”. E afirmou que a “conectividade hoje é fundamental, não todos os equipamentos têm, mas todos os novos incluem isso, para dar mais liberdade aos usuários”.

Ele falou ainda dos sensores, como ou sensor BSI retroiluminado 6K full frame, um único dispositivo com ISO base tripla “que ajuda na captação” porque “isso otimiza custos. Cria-se um sensor para uma câmera que será mais barata que as anteriores mesmo tendo mais qualidade”, com a “melhoria e processadores que ajudam na captação de fotografia e vídeo”.

Clecio disse que outro ganho é o reconhecimento facial no sensor das câmeras ajudando no processo de captação. Alem de foco, estabilização de imagem, recursos de HDR, auxiliares de captação com monitor de forma de onda auxiliando o processo criativo.

O SET Sudeste conta com os seguintes patrocinadores Ouro: Alliance, Canon, CIS Group, SES, SpeedCast e Sony. Ainda tem os apoios da NeoID e Teletronix, e o apoio institucional da Abert, Abratel, Astral, Globo, MidiaCom, Record e SBT.

Por Fernando Moura e Tito Liberato