SET Sudeste demonstra funcionalidades de Inteligência Artificial para o setor audiovisual

Painel demonstra cases e aplicações com ferramentas de IA e IA Gen para o mercado de mídia e entretenimento.

A tarde do SET Sudeste 2025, que se realiza Copacabana, Rio de janeiro, começou com o painel “IA na Produção Audiovisual: Criação e Automação Inteligente, da Captação à Distribuição”, que foi moderado por  Carol Alberto Correia Garcia, Gerente Engenharia da Rádio e Televisão Bandeirantes; e contou como palestrantes com Gustavo Dutra, Strategy BD Leader for M&E da AWS, e Felipe Andrade, VP de Vendas da CIS Group. Carol Alberto disse no início que a IA é uma mudança de conceito, “porque muda as formas e gerar automação, dando poder às ferramentas de terem poder de decisão”, por isso, explicou, “é preciso treinar a IA para tomar iniciativas”.

Andrade demonstrou casos práticos de uso no jornalismo, uma “IA Multimodal” que “reúne vários recursos em uma única plataforma”, o que permite analisar um vídeo “quase como se fosse com a percepção humana”, fazendo com que a ferramenta “identifique instantaneamente qualquer vídeo”, permitindo “realizar vídeos automáticos e resumos de vídeos”, “encontrando as melhores opções ou criando momentos personalizados”.

O executivo da CISGroup explicou que, usando assests, a solução pode ajudar a encontrar sequências com resumos, e vários metadados que são referenciados com time code, gerando uma decupagem do conteúdo. Ainda falou de dados por som ou por lavels em buscas em “acervos”, assim, por exemplo, “a inteligência artificial realiza buscas semânticas de conteúdos, na qual a ferramenta usa correlações de dados”, tanto de vídeo como de caracteres que estão escritos ou em partes do vídeo que tenham informações de caracteres.

Mais à frente, Andrade falou de transcrição de conteúdo e, com isso, como é possível “trabalhar edição de vídeo utilizando IA”. O executivo disse que a IA é “um co-piloto, uma ajuda para que algumas ações sejam automáticas, porque a responsabilidade humana é sempre decisória nas ações”.

Outra ferramenta apresentada por Andrade foi uma de recomendação de imagens que permitam substituir processos. Ele ainda falou de IA no esporte, e apresentou uma solução de super slow motion com IA, o HFR (High Frame Rate) um serviço baseado em IA que permite transformar vídeos de 60, 90 frames para 240fps, “reduzindo as despesas de infraestrutura”. Finalmente, falou de IA Generativa com soluções que ajudam a solucionar problemas de edição quando é preciso agregar ou retirar objetos da cena de “forma rápida e ágil”.

Gustavo Dutra, da AWS, começou agradecendo a SET pelo trabalho e disse se sentir “orgulhoso de agora ser conselheiro da SET” na nova diretoria.  A palestra avançou para IA Generativa e comentou que ela trabalha em cima de modelos de fundação (FMs) que potencializam a IA Gen, sendo que estes são “pré-treinados em grandes quantidades de dados não estruturados e podem aprender conceitos complexos relativos a qualquer tipo de mídia”, com “tipos de mídia atualmente suportados por FMs que incluem vídeo, imagens, texto e áudio”. Dutra disse que os “FMs podem auxiliar em todas as categorias de cargas de trabalho de Mídia e Entretenimento, desde a produção de conteúdo até a cadeia de suprimentos de mídia e arquivamento”.

Falando de casos de sucesso, apresentou um vídeo com dublagem automática com o método de Localização através do qual os serviços de IA da AWS, o Amazon Transcribe (conversão de fala em texto) e o Amazon Translate, em conjunto com modelos de IA generativa de código aberto, permitem dublar em tempo real.

Outro exemplo foi o de Frame interpolation, uma ferramenta que “recria frame” para transformação de vídeo e criar, por exemplo, super slow motion. Ainda neste ponto, a possibilidade de realizar sumários de vídeos com narrações diferentes que podem ser escolhidos pelo usuário, ou realizar a conversão de resolução de vídeo com IA Gen transformando vídeos de qualquer formato para outros, e “melhorar a qualidade de vídeo”.

O executivo da AWS também falou de esporte com IA Gen como, por exemplo, a criação de highlights de transmissões esportivas em tempo real “com a transcrição, a geração de introdução e fechamento dos clips adicionando voz para ter um narrador para outras plataformas”.

O SET Sudeste conta com os seguintes patrocinadores Ouro: Alliance, Canon, CIS Group, SES, SpeedCast e Sony. Ainda tem os apoios da NeoID e Teletronix, e o apoio institucional da Abert, Abratel, Astral, Globo, MidiaCom, Record e SBT.

Por Fernando Moura e Tito Liberato