SET Norte fala sobre os impactos da TV aberta no impulsionamento do streaming

O movimentado painel “Streaming: Os impactos da TV aberta no impulsionamento do streaming” foi moderado por Tomaso D’Angelo Wantuil Papi, Supervisor de Engenharia e Tecnologia da Record Brasília. Com a participação de Fabio Angelini, Diretor Comercial do Grupo Pinnacle e Elaine Brustolin, Enterprise Sales Manager na Mediastream Brasil.

Angelini, como nós tem acostumado, teve uma alocução movimentada e começou contando a historia do Pinnacle Group, e a associação com a Blackmagic Design dizendo e parafraseando ao CEO da empresa, Grant Pettty, ele disse: “A Blackmagic se dedica a permitir que vídeos da mais alta qualidade sejam acessíveis a qualquer pessoa, assim as indústrias televisivas e de pós-produção poderão se transformar em uma indústria verdadeiramente cria”. Nesse sentido, disse que as tecnologias da empresa australiana e permitem colocar Cinema, Broadcast e Streaming, em uma única produção como “um podcast que hoje tem produção com recursos Broadcast, se transmite por streaming e tem qualidade de cinema”.

O executivo disse que um dos principais atributos da Blackmagic Design é que ela trabalha com equipamentos colaborativos com “tecnologia inovadora com custo acessível, com mídias internas de alta performance, acessórios próprios, e soluções para streaming”. Como case de sucesso, Angelini falou do Instituto Hesed, um estúdio com um workflow completo em 4K montado em um convento de freiras durante a pandemia que “começou com um canal de Youtube e hoje é um canal de televisão”.

A seguir, Elaine Brustolin, Enterprise Sales Manager na Mediastream Brasil disse que a empresa tem presença e impacto global, com mais de 320 milhões de plays mensais com engajamento massivo de conteúdo, com mais de 90 milhões de usuários mensais, e mais de 300 clientes B2B “com parcerias estratégica em expansão”.

Elaine explicou como trabalha com os seus clientes e destacou as parcerias com a Netflix, Mercado Livre, FlaTV+, Rede Furação, TX7 e Cogna. Falando da principal plataforma de streaming a nível global referiu que utiliza a “tecnologia Next Events, que cria landing pages personalizadas para cada evento, no qual a marca é adaptada e o acesso é restrito apenas a utilizadores com convite prévio”, e destacou a parceria com a Globo na FlaTV+, “uma plataforma com 50.000 horas de conteúdo, aumentando o engajamento em 85% e o tempo médio de visualização para 45 minutos por sessão”.

Segundo a executiva “o streaming não é apenas uma tendência, mas uma das maiores linguagens de conectividade global” permitindo a “verticalização do conteúdo” com destaques para a “sustentabilidade e acessibilidade, educação e capacitação global, crescimento da economia criativa, personalização, e preservação e valorização de patrimônios culturais”.

Ela disse ainda, que existe uma colaboração entre a TV linear e o streaming são um complemento, porque “o streaming pode ser uma forma estratégia se a TV utiliza o streaming da melhor forma”, por isso, e pensando na TV 3.0, explicou que é necessária uma curadoria do conteúdo do streaming e a TV precisa utilizar as “ferramentas do streaming para chegar aos usuários”.

O SET Norte traz as últimas novidades do mercado de produção e distribuição de conteúdo em seminários conduzidos por profissionais renomados do setor. Os debates abordaram tendências tecnológicas e modelos de negócios das áreas de broadcast, mídia e entretenimento.

O SET Regional Norte conta os seguintes Patrocinadores Ouro: Alliance, Canon, Convergint, Embratel, Pinnacle, SES e Vivensis. O apoio de Delta ProVideo, NeoID, SpeedCast, Propaga e Teletronix e o apoio Institucional de Belém FM 87.5, TV Liberal,  Record Belém, TV Paraense, SBT e RBATV.

Por Fernando Moura e Tito Liberato