SET Norte explica migração das parabólicas

Um dos painéis movimentados da manhã foi “Migração das Parabólicas: Evolução e Desafios da TVRO”.

O painel “Migração das Parabólicas: Evolução e Desafios da TVRO” foi moderado por Tiago Nunes Tolentino, Executivo de assuntos regulatórios da Globo, e teve a participação de Gustavo Svacina, Diretor Comercial de Serviços da Vivensis, e Glaucia Mattioli, Gerente Executiva de Vendas da Embratel.

Tiago Nunes Tolentino começou o painel falando do trabalho do GT de Migração das parabólicas da SET e o seu trabalho na Globo desde 2018. Ele disse que hoje temos 12 milhões de receptores ativados com destaque para “um ambiente de distribuição maior que o DTH”, com ativações grandes nas pequenas comunidades, o que gerou “um crescimento exponencial para o novo sistema que desde janeiro deste ano superam as mais de 500 mil ativações por mês”.

Nunes disse que desde agosto a Globo não tem mais sinal analógico e, neste momento, está começando o desligamento final das distribuições domésticas (até 30 de março de 2025) em banda C para que possam sair do sinal SAT HDR. Ele citou como a Globo apoia o momento de comunicação e como gerou processo de engajamento com inúmeras chamadas na grade desde 2022, “com mais de 75 horas e com mais de 590 peças  exibidas em 2023. E, em 2024, mais de 104 horas de programação dedicadas, com 6500 peças exibidas”. Ele concluiu dizendo que foi fundamental “garantir a continuidade do sinal gratuito no formato digital a milhões de famílias brasileiras que recebem programação via parabólica”, muito disso dito por meio do “Antenor, o antenista”, que foi o interlocutor da Globo para falar sobre a necessidade de trocar a parabólica analógica pela digital.

Gustavo Svacina disse que a Vivencis surgiu no mercado pelas parabólicas. Em termos de TVRO, disse que a Vivencis já instalou mais de 2milhões de receptores, por isso “investimos em uma fábrica em Manaus que chegou ao recorde de 500 Mil receptores fabricados em setembro de 2024, com um modelo que servirá para migrar para a TV 3.0.

Ele destacou, ainda, o VX SMART – Interface intuitiva e integrada  que inclui a TV satelital em Banda Ku, uma caixa híbrida que está conectada e permite a inclusão de aplicativos. Ele anunciou, ainda, que a Vivencis estuda como incluir um botão de TV aberta com destaque no controle remoto.  Finalmente, falou do HUB de Entretenimento como proposta única de valor que se constitui de uma central de entretenimento 3 em 1, com TV, rádio e vídeo game incluídos, que entrega mais de 80 canais e 30 jogos demo.

Pela Embratel, Glaucia Mattioli falou do SAT GD Satelital na nova parabólica, e reforçou os ganhos da cadeia audiovisual. Ela disse que a grade chega a 152 canais, dos quais 73 são canais regionalizados. E ainda há 24 rádios. “Temos uma grade muito grande, para o telespectador temos quase uma TV por assinatura. Estamos levando muito conteúdo, conteúdo diversificado para as classes menos favorecidas”.

Glaucia destacou a penetração. “É um ciclo: muita gente acessando mostra que vale a pena regionalizar”.  Ela explicou que as maiores penetrações estão no Norte e Nordeste com 22% cada um da população. A executiva falou de duas formas de captar e enviar a solução de TVRO. A Primeira, Recepção Satélite + Uplink + Segmento Espacial, e o segundo é Recepção Terrestre por SRT + Uplink + Segmento Espacial.

Em termos de TV 3.0, disse que a empresa trabalha em cenários para ter segmentação. Um possibilidade será ver com um receptor com atualização  de software e smart TV habilitada, e uma segunda será com o set-top box conectado. E será ele que buscará a conectividade e a segmentação, tudo por broadband.

O SET Norte traz as últimas novidades do mercado de produção e distribuição de conteúdo em seminários conduzidos por profissionais renomados do setor. Os debates abordarão tendências tecnológicas e modelos de negócios das áreas de broadcast, mídia e entretenimento.

O SET Regional Norte conta os seguintes Patrocinadores Ouro: Alliance, Canon, Convergint, Embratel, Pinnacle, SES e Vivensis. O apoio de Delta ProVideo, NeoID, SpeedCast, Propaga e Teletronix e o apoio Institucional de Belém FM 87.5, TV Liberal,  Record Belém, TV Paraense, SBT e RBATV.

Por Fernando Moura e Tito Liberato