SET Centro-Oeste: Com inscrições esgotadas, começou esta manhã em Brasília

O ponta-pé inicial do evento regional que se realiza na Capital Federal foi dado pelo presidente da SET, Carlos Fini.

A Abertura contou com a presença de Carlos Fini, Presidente da SET, Wender Almeida de Souza, Assessor técnico de engenharia, ABRATEL e representante da Regional Centro-Oeste da SET, e Emerson Weirich, Conselheiro da SET. Uma das inovações deste regional é a acessibilidade e tradução que se incorpora aos eventos da SET em forma de teste.

A SET realiza nesta quarta-feira, 26/6, o Regional Centro-Oeste, um evento que visa entregar as últimas novidades do mercado de produção e distribuição de conteúdo em seminários conduzidos por profissionais renomados do setor. Os debates do dia abordarão tendências tecnológicas e modelos de negócios das áreas de broadcast, mídia e entretenimento.

Na abertura, Wender Almeida de Souza disse que “há quase 25 anos entrei na Anatel com a intenção de ajudar com o plano básico de televisão digital, e hoje, nesse momento da história da televisão brasileira, discutimos canalização da TV 3.0 e tecnologia. Nesse momento, tínhamos consultoria do CNPQ, hoje temos como promotor e pesquisador o Fórum. Os dois momentos têm pontos em comum, e essa é a presença da SET. Lembro daquele momento com a SET presente, e hoje a SET se faz presente novamente na discussão da TV 3.0. Ressalto aqui o esforço e a relevância dessa entidade. E chegamos ao SET Centro-Oeste com sala lotada e até overbooking. Agradeço a todos pela confiança na SET”.

Pela sua parte, Emerson Weirich disse que “Brasília é carente de eventos de tecnologia, por isso este evento da SET é muito bem-vindo. Aqui a grande maioria é expert, mas precisamos dos novos entrantes, dos jovens e os que estão se formando. Precisamos destes novos ares”. Ele disse que este evento é um evento de mídia e entretenimento, mas o broadcast é a espinha dorsal da comunicação, além dos novos meios que surgem.

Ele apontou que o rádio, com seus 100 anos, tem relevância, “no interior o rádio é a número 1. A TV aberta tem 74 anos, 54 de TV colorida e 17 anos de TV digital. Temos uma grande responsabilidade, e talvez o ano que vem teremos o novo padrão, o TV 3.0, que com certeza será uma evolução”, e ele agregou que “o setor está sempre evoluindo”, porque “sempre falta algo que tem de ser melhorado, sem esquecer a importância social. A televisão e o rádio são o Wi-Fi sem senha”.

Carlos Fini agregou a fala de Weirich e disse “que é um Wi-Fi sem senha, porém seguro”. O presidente da SET disse que o evento já é um sucesso e quea SET está trabalhando para minimizar o overbooking, e acrescentou que “vamos cuidar do processo de inscrição para tentar atender a todos. Estamos ajustando”. Por outro lado, disse que estamos “ensaiando um sistema novo de acessibilidade e tradução que pode ser usado no celular, para ser mais ágil e sustentável”.

Por outro lado, Fini destacou a valor dos grupos de trabalho da SET, com destaque para o Grupo de Espectro, que faz parte da SET desde o seu início, com mais de 30 anos de vida. “Os Grupos não vão parar nunca, porque a ideia é falar de tecnologia”.

As edições do SET Regionais levam informações e debates às principais cidades do País. Os eventos, com foco no setor de broadcast, mídia e entretenimento, serão grandes oportunidades para se destacar as questões e demandas locais nessas áreas.

O SET Centro-Oeste tem o patrocínio de Alliance, Canon, CIS Group, Convergint, SES, Sony, SpeedCast,Pinnacle/Blackmagic, Embratel e Youcast. Ainda conta com o apoio de Propaga Consultoria, Teletronix, Delta Provideo e SM Facilities

Serviço:

Onde: Brasília – DF
Local: Royal Tulip Brasília Alvorada
SHTN Trecho 1 Conj. 1B Bloco C – Asa Norte

 

Por Fernando Moura e Tito Liberato