
Semana ABC 2024 mostra convergência do mercado audiovisual
Evento realizado na capital paulista teve workshops, apresentações, palestras, demonstrações de produtos e mostrou que o audiovisual é, cada vez mais, um produto convergente onde as tecnologias, práxis e equipamentos se cruzam independentemente se as gravações são para cinema, televisão ou streaming.
A Associação Brasileira de Cinematografia e a Cinemateca Brasileira realizaram durante os dias 15 e 17 de maio a Semana ABC 2024 em São Paulo. O congresso e feira tiveram boa participação de público nos diferentes espaços da Cinemateca situada na zona central da capital paulista.
- Mario Jannini da Arri apresentou no estande da marca o 360 Evo, uma cabeça remota estabilizada com 360° no eixo de rotação completa, a partir de implantação de hardware e software compartilhados com o TRINITY 2 que permitem montagens mais rápidas, e melhor valor à produção.
- Yuri Neto (Delta) e Thiago Genovez (Grupo Pinnacle) no estande da Hollyland. Equipamentos recentemente lançados na NAB apresentados na feira, como o Solidcom SE e o Pyro 7 e Piro S.
- Equipamentos para audiovisual na parte externa da Cinemateca Brasileira
Nos três dias de evento o público, que teve entrada livre e gratuita, participou de palestras, workshops e visitou estandes de marcas e fabricantes que ofereceram diferentes produtos para a cadeia audiovisual que foram desde câmeras, lentes e iluminação até carros de externa e equipamentos para a realização de cenas em movimento com veículos adaptados para a gravação em movimento. A reportagem da Revista da SET esteve no evento e percebeu que a convergência tecnológica e operacional cada vez é maior, e que, aos poucos, os profissionais do audiovisual vão entendo que já não se pode pensar em cinema, TV aberta, TV paga ou streaming como departamentos separados, mas sim como estruturas convergentes que, claro, mantêm algumas das suas características, mas que no que diz respeito a equipamentos, estes cada vez são mais parecidos, ou iguais.
Na edição 2024, o destaque esteve nas palestras, exposição de equipamentos e serviços e lançamentos de livros. Na parte de equipamentos houve participação da Coptercam, CreamSource, DZOFILM, Disguise, Electrica, Eurobrás, FullCine, Godox, Hollyland, Hollywood Store, I9, LedMais, Light Motion, Locall, Nanlux, NayMovie, Next Move, On AVdesing, Sindcine, Velvet, Vidiexco e ZEISS. Ainda dois lançamentos de livros com sessão de autógrafos com os autores: “O Cinema que Vivi”, do cineasta Jeremias Moreira; e “Territórios”, do diretor e diretor de fotografia Walter Carvalho.
- Unidade movel de externa da Kapta Filmes foi uma as amostras de sinergia dos mercados
- Lentes da Zeiss apresentada na Cinemateca Brasileira
- Iluminação no estande da Full Cine
- No estande da Viddium vários produtos com destaques para a Sony, Teradek, SmallHD, Econnor, dentre outras marcas representadas pela integradora
No dia 15 de maio, destaque para a apresentação da ARRI sobre o filme “O Sequestro do voo 375”, moderada por Mário Jannini, diretor técnico de serviços da América Latina da ARRI, que explicou as principais funcionalidades do SkyPanel X, novo refletor de LED da ARRI, e quais as suas características na hora de montar a iluminação de um cenário para a gravação. A palestra contou com a presença do diretor de fotografia Rhebling Junior, o DIT Edson Paiva e o eletricista Paulo Jaime. Se quer ver a palestra completa, clique aqui.
[yotuwp type=”videos” id=”MDSsBUuwexg” ]Na quinta-feira, 16 de maio, destaque para as conferencias da parte da tarde com a mesa sobre Restauração no audiovisual, abordou possíveis abordagens a partir do olhar de curadores, restauradores, diretores de fotografias e técnicos de som. A palestra for mediada por Lauro Escorel, Diretor de Fotografia; e contou com a participação de Alice de Andrade – Cineasta Especialista em Valorização de Patrimônios Cinematográficos; Jorge Mario Vera – Diretor de Fotografia; Paulo Sacramento – Montador e Diretor; Rodrigo Mercês – Gerente do Laboratório de Imagem e Som – Cinemateca Brasileira; e Patrícia de Filippi – Restauradora de Filmes que trabalha no CEDOC da TV Cultura. Patrícia disse no evento que na emissora todos os dias se depara com joias da TV Brasileira, e que lá tenta “preservar internamente e infelizmente restaurar”, mesmo sabendo que o processo por vezes “provoque desastres”. Para evitar ao máximo os problemas, Patrícia afirmou que é “preciso ter protocolos, mas se formos ao digital onde o processo e exponencialmente mais difícil”.
- Flavia Trevisan, Gerente da Trevisans Lens&Cameras Service apresentou a Sony Burano com lente Leica de 50 mm
- Equipe brasileira da Disguise (Nelson Maluf e Karlos Rabello) apresentou um painel de realidade virtual na feira que chamou a atenção dos visitantes
- Canon apresentou os seus produtos com destaque para apresentação das novas lentes Cinema EOS Cine Prime CN-R
Patrícia afirmou que na TV Cultura há materiais únicos. “Só matriz o que faz a quem trabalha ter uma responsabilidade incrível. Os materiais são perolas e preservam nossa história. São a nossa memória, e memória é poder”.
Outro destaque foi para a apresentação: Produção Cinematográfica com Câmeras e Lentes Cinema EOS da Canon, com a Diretora de Fotografia, Janice D’Ávila e a moderação de Fabio Zuccarato – Gerente de Broadcast da Canon da área Professional Imaging Solutions. Na conferência os dois conferencistas fizeram um recorrido com imagens para mostrar os diferenciais, texturas, looks e formas de encarar a fotografia audiovisual utilizando experiências e exemplos práticos de como as câmeras e as lentes Cinema EOS da Canon foram utilizadas em produções cinematográficas, “demonstrando sua versatilidade e capacidade de elevar a qualidade visual de qualquer projeto”, disse Zuccarato.
Se quer ver a palestra completa, clique aqui
[yotuwp type=”videos” id=”6ibleJEFepQ” ]Semana ABC
A Semana ABC é um evento anual, promovido desde 2002, que tem o objetivo de apresentar ao mercado, estudantes e profissionais do audiovisual novas tendências de trabalho e tecnologias, além de gerar reflexão em torno de temas variados por meio de conferências, painéis e debates, que reúnem profissionais de diversas áreas do setor, do Brasil e do exterior.
Por Fernando Moura, em São Paulo