
Relatório Globo ESG 2023 destaca o pioneirismo da agenda ambiental
O Relatório ESG 2023 apresenta marcos no impacto social do conteúdo Globo, como um protagonismo negro inédito em todos os horários de novelada TV Globo e a Copa do Mundo Feminina, com recorde de jogos transmitidos e 64 milhões de pessoas alcançadas.

Foto: Reprodução
A Globo divulgou nesta terça-feira, 30, seu Relatório ESG 2023, que aponta avanços nas metas traçadas para 2030 em cada um dos seis compromissos públicos da companhia, que estão conectados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Maior empresa de comunicação do Brasil, que alcança 96%dos brasileiros a cada ano, a Globo registrou marcos no impacto social de seu conteúdo. Pela primeira vez contou com protagonistas negros em todas as novelas inéditas em exibição na TV Globo; fez com que a Copa do Mundo Feminina de 2023 fosse a mais assistida da história, superando 64 milhões de pessoas alcançadas, com um número recorde de jogos transmitidos; e dedicou 99.127 minutos a reportagens de temas sociais e ambientais, o equivalente a quase 70 dias inteiros de programação apenas sobre esses assuntos.
“Nosso conteúdo é o fio condutor da nossa relação com a sociedade, tratando de forma recorrente temas relacionados à pauta social e ambiental, fomentando conversas e promovendo debates. Ser a primeira empresa de mídia brasileira a aderir à Agenda 2030 reverencia essa nossa história. O compromisso da Globo com o futuro do país e dos brasileiros é inegociável e o avanço da Jornada ESG da Globo materializa nossa atuação”, ressalta Paulo Marinho, diretor-presidente da Globo.
A empresa afirma que “refletindo cada vez mais a diversidade da população brasileira, 72% das contratações no último ano foram de pessoas pertencentes aos quatro grupos sub-representados priorizados pela companhia: negros, mulheres, população LGBTQIA+ e pessoas com deficiência. A meta é recrutar, no mínimo, 50% de mulheres e negros até 2030 – em 2023 essa proporção está em 46% para ambos os grupos. O olhar para o colaborador também se refletiu na preocupação com a saúde mental, com salto de 13 para 52 sessões de terapia gratuitas por ano para cada colaborador, além da extensão do auxílio creche e babá para os pais”.
Em busca de uma governança transparente, a Globo recebeu 1.047 denúncias na Ouvidoria, sendo 50% relacionadas ao Código de Ética – todas rigorosamente apuradas. Com o caso “Globo e a sua jornada de conscientização e criação da cultura da privacidade”, a empresa conquistou o 2º lugar no prêmio SERPRO, que reconhece iniciativas de impacto em privacidade e proteção de dados pessoais. E, para garantir a proteção de propriedade intelectual, elaborou um plano estratégico de Segurança da Informação, que prevê o investimento de 211 milhões de reais no triênio 2023-2025.
Sustentabilidade nas operações
O Relatório ESG 2023 também destaca o pioneirismo da agenda ambiental da Globo no setor audiovisual brasileiro. Além de ser a única empresa do segmento a conquistar o Selo Ouro do Programa Brasileiro de Emissões de GEE, pelo segundo ano consecutivo, a Globo implementou em 2023 o Guia Produções Verdes em 100% das produções dos Estúdios Globo. Isso significa que diversas etapas da produção seguem as melhores práticas sustentáveis do mercado. Foram mais de 700 ações planejadas pelas produções seguindo as recomendações do guia e mais de 60 reuniões e workshops com as equipes. A previsão é aplicar as mesmas práticas ao Esporte e Jornalismo ainda em 2024.
Perseguindo a meta de ter 100% da energia proveniente de fontes renováveis, em 2023 a companhia atingiu o patamar de 99,5% de fontes verdes e uma redução de aproximadamente 15% das emissões absolutas em carbono equivalente, nos escopos 1, 2 e 3, comparado ao ano base de 2019. Já no objetivo de se tornar Aterro Zero nos próximos seis anos, houve uma redução de 37,7% para 17,4% dos resíduos que foram destinados a aterro sanitário em 2023 em comparação ao ano anterior (em 2020, esse número era de 74%). O projeto é baseado na utilização de tecnologia e novos materiais com foco na redução da geração de resíduos e maximização da economia circular. Um exemplo é a parceria com a Reurbi, empresa especializada no descarte correto de computadores e outros equipamentos, que gerou 67 toneladas de eletrônicos reaproveitados em 2023.
“Em 2023, a Globo voltou a provar que é possível aliar solidez nos negócios e impacto positivo para a sociedade, mesmo sendo uma empresa brasileira, de capital fechado, em um ambiente de forte concorrência internacional. Pautamos a produção de nosso conteúdo por uma agenda ambientalmente responsável, inspirando mudanças em toda cadeia. Também buscamos assumir responsabilidades em conjunto com todo o ecossistema ESG, por isso somos signatários do Movimento NetZero do Pacto Global e nos tornamos membros do CEBDS, demonstrando nosso envolvimento com práticas empresariais responsáveis”, afirma Manuel Belmar, Diretor de Finanças, Jurídico, Infraestrutura e de Produtos Digitais e Canais Pagos.
Compromisso com a educação de dentro para fora
Em 2023 a Globo ampliou seu histórico compromisso com a educação ao se tornar uma das embaixadoras do Movimento Educa2030, do Pacto Global da ONU. Com isso, assumiu metas voltadas para impulsionar a escolaridade de colaboradores, sobretudo dos mais vulneráveis; promover a inclusão produtiva de jovens e impulsionar o desenvolvimento profissional de mulheres nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática.
Com o Movimento LED – Luz na Educação, em parceria com a Fundação Roberto Marinho, a Globo recebeu inscrições de mais de 3.300 mil iniciativas no Prêmio LED e no Desafio LED. Já o Festival LED, evento gratuito que propõe discussões sobre o setor, registrou número recorde de 286 mil participantes presenciais e online. E o Especial LED alcançou 27 milhões de pessoas na exibição do programa em horário nobre da TV Globo. Os projetos premiados em 2023 trabalhavam com pautas contemporâneas, como educação indígena e antirracista, empoderamento feminino e combate à violência nas escolas.
O Relatório ESG 2023 apresenta o desempenho socioambiental e relacionado à governança da Globo abrangendo a TV Globo (canal aberto), os 20 canais por assinatura, plataformas digitais e o Globoplay (streaming). O documento foi auditado pela Bureau Veritas, em conformidade com as Normas Universais da GRI 2021, além do standard para mídia e entretenimento do Sustainability Accounting Standard Board (SASB). O link para acessá-lo na íntegra é: somos.globo/esg