Redações de TV encontram talentos em contratações não tradicionais

Diante da escassez de candidatos qualificados para o ensino de Jornalismo, as redações de TV dos Estados Unidos estão recorrendo a candidatos de diferentes origens para preencher cargos de produtores, afirma estudo.

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Uma matéria do TVNewsCheck afirma que “o futuro dos telejornais está nas mãos dos não-jornalistas? As redações dos Estados Unidos já estão experimentando a possibilidade”. Isso porque segundo pesquisa, existe uma crise para encontrar produtores que chegou ao “ponto em que alguns diretores de notícias são forçados a sair do negócio para contratar produtores de noticiários. Aqui estão alguns exemplos de contratações recentes: formandos de cinema, professores, ministros da juventude e até supervisores de varejo”.

Esta mudança, explica a repórter Beth Johnson se deve a que antes os “candidatos a produtores foram contratados em mercados anteriormente considerados paradas no meio da carreira. Nós nos encontramos virtualmente para que eu possa me concentrar no que eles precisam entender sobre a produção de noticiários, desde a mecânica até a ética”, por isso, hoje, tem emissoras contratando pessoas “que pelo menos estejam dispostas a tentar do que continuar esperando por alguém com qualificações tradicionais”.

Se quer ler matéria completa sobre o que acontece nos noticiários televisivos norte-americanos, clique aqui