
Presidente da SET reforça laços da entidade com o Japão
Em viagem institucional entre os dias 27 e 30 de maio, Carlos Fini, presidente da SET, se reuniu com executivos do governo japonês e de empresas do ramo audiovisual para reforçar os laços cooperação entre a SET e o Japão na área de broadcast.
O primeiro compromisso foi no Institute of Image Information and Television Engineers (ITE) na manhã do dia 27. O presidente da SET se reuniu com o presidente do ITE, Kiyoharu Aizawa, para apresentar o SET EXPO e assinar a extensão do acordo de cooperação entre as partes. Para Fini, o ponto mais relevante é a ponte entre a atualização do ITE e o conhecimento adquirido pelos brasileiros pertencentes aos grupos da SET.
“A ITE é muito semelhante à SET. Então, o estreitamento do relacionamento se deve ao alinhados de temas, como mídia eletrônica para radiodifusão e tecnologia digital, que são muito semelhantes aos discutidos pela SET em seus grupos de trabalho”, afirmou Fini.
Após o encontro no ITE, a comitiva da SET foi a um almoço a convite de José Padilha, presidente da Sony Brasil, seguido de uma visita à sede da empresa em Tóquio.
No período da tarde, Fini se encontrou com o vice-ministro do Ministério de Assuntos Internos e Comunicações (MIC), Katsuya Watanabe, e a diretora geral do MIC Makiko Yamada. Na manhã seguinte, o presidente da SET retornou para conhecer a sede do MIC e conversar com outros executivos.
“O relacionamento com o mercado dos broadcasters japoneses é importante para nós, pois a SET tem um papel de assessoramento tecnológico, ou seja, ela recomenda perante fóruns e ministérios. Por isso, acompanhar passo a passo o cronograma de evolução tecnológica é relevante, na medida em que as emissoras brasileiras possam vir a usar essas novas tecnologias no futuro”, destacou Fini.
No período da tarde do dia 29, a comitiva da SET fez um tour na Torre de Tóquio, segunda estrutura mais alta do país, organizado pelo MIC e assesssorado por representantes da empresa NHK.
Após o passeio, Fini se dirigiu à Association of Radio Industries and Businesses (ARIB), que pode ser considerada a ABERT japonesa, onde fez um rápido discurso e acompanhou a reunião do DiBEG em que foram compartilhados o resultado da reunião com o Fórum-SBTVD no NAB Show 2019.
As atividades do dia 29 tiveram início na sede da NTT. A empresa apresentou o NTT Media Intelligence Labs, NTT Electronics e NTT TechnoCross.
NHK
Os últimos compromissos do presidente da SET, Carlos Fini, no Japão foram na sede da emissora pública NHK.
No dia 29, foi realizado um passeio pela Tokyo Sky Tree, prédio mais alto do Japão desde 2012. No dia 30, último dia de viagem de Fini, aconteceu um tour na sede da emissora japonesa, onde foram apresentados as tecnologias e equipamentos 4K e 8K. Confira a seguir a galeria de fotos da visita:
- Presidente da SET, Carlos Fini (esq.), com o presidente da ITE, Kiyoharu Aizawa, segurando o novo acordo de cooperação entre as duas entidades.
- Diretora geral do MIC, Makiko Yamada (centro), com Carlos Fini (SET) e José Padilha (Sony).
- Katsuya Watanabe (esq.), vice-ministro MIC; carlos Fini (meio), presidente da SET; José Padilha (dir.), Sony.
- Reunião de Carlos Fini com executivos do ITE.
- Da esquerda para a direita: Carlos Fini, Kiyoharu Aizawa, Mr. Kumazawa, José Padilha, Tomomi Fukazawa e Masayuki Sugawara
- Almoço com representantes da ARIB.
- Jantar com membros do MIC.
- Reunião e apresentação de Fini aos representantes do MIC.
- Encontro no gabinete de Ms. Yamada, do MIC.
- Carlos Fini e José Padilha fazendo um passeio pela Torre de Tóquio, organizado pela emissora pública japonesa NHK.
- Passeio pela Torre de Tóquio, segundo prédio mais alto do Japão.
- Visita de Fini à sede da NHK para conhecer novidades tecnológicas 4K e 8K.
- Fini na central da NHK.
- Kenichi Murayama, da NHK, acompanhou Fini e Padilha durante o tour pela Torre de Tóquio.
- Reunião na NTT para conhecer as tecnologias desenvolvidas pela empresa.
- Katsuhiko Kawazoe, vice-presidente da NTT, recebendo Carlos Fini.
- Após o tour pela Torre de Tóquio, o segundo maior prédio do Japão, foi a vez de visitar o mais alto: Tókyo Sky Tree.
- Vista aérea da Torre de Tóquio e da capital japonesa.