
OTAN contrata o O3b mPOWER da SES para Serviços de Comunicações Seguras
Sob um contrato plurianual, a operadora de satélites SES, sediada em Luxemburgo, fornecerá conectividade de alto desempenho segura a Agência de Suporte e Aquisição da OTAN.

Foto: Divulgação
A Agência de Suporte e Aquisição da OTAN (NSPA) adjudicou a SES com um contrato para fornecer serviços de satélite seguros de alto desempenho e baixa latência por meio de sua constelação de órbita terrestre média (MEO), permitindo missões globais para organizações governamentais, agências e militares membros da OTAN.
O MEO Global Services (MGS) representa um contrato de Entrega Indefinida/Quantidade Indefinida (IDIQ) de três anos avaliado em US$ 200 milhões, com duas opções de um ano. Esta é a primeira aquisição sob a Global Commercially Contracted Satellite Communications Support Partnership (GCC SATCOM SP) estabelecida pelos EUA e Luxemburgo sob os auspícios da NSPA em 2022, abrindo uma nova era de cooperação espacial dentro da OTAN.
A SES afirma em comunicado que o sistema O3b mPOWER, usado para MGS, é “a constelação MEO de segunda geração, apresentando ampla infraestrutura terrestre global e arquitetura aberta. O sistema permite níveis inovadores de interoperabilidade, flexibilidade e controle governamental, para incluir a capacidade de fornecer comunicações seguras e soluções de rede para unidades táticas”.