
Os influenciadores entusiasmam os consumidores, mas a autenticidade perde alguma influência, diz estudo
As atitudes em relação aos criadores de IA são mistas e apenas 35% da Geração Z disse que a autenticidade é o que mais lhes interessa nos influenciadores, explica estudo realizado nos Estados Unidos.

Foto de Zana Latif na Unsplash
Informe de Retaildive que analisa o Sprout Social, estudo que entrevistou 2.000 consumidores e 300 influenciadores para chegar aos resultados do seu Relatório de Marketing de Influenciadores 2024, afirma que “quase metade d os consumidores (49%) norte-americanos faz compras diárias, semanais ou mensais por causa de influenciadores”. Além disso, segundo a pesquisa, “a confiança está aumentando, com 30% que afirmam que confiam nos influenciadores ainda mais do que há seis meses, enquanto quase metade disse que confia nos influenciadores tanto hoje como no passado”.
No entanto, afirma o estudo, a “autenticidade” como característica valorizada nos influenciadores pode estar em declínio. “Apenas 35% dos consumidores da Geração Z disseram que se preocupam mais com a autenticidade dos influenciadores, enquanto 47% disseram que se preocupam com a contagem de seguidores”.
Outro dos pontos que está mudando hábitos, afirma o estudo, é a Inteligência Artificial Generativa (IAG), que “também começou a deixar a sua marca no espaço dos influenciadores, com atitudes mistas dos consumidores em relação à utilização de influenciadores criados por IA, o que demonstra que esta tecnologia ainda apresenta armadilhas para os profissionais de marketing”.
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