
O futuro da IA pode ser de “código aberto”
A Meta, controladora do Facebook, e a IBM lançaram recentemente um novo grupo chamado “AI Alliance”, que defende uma abordagem da “ciência aberta” para o desenvolvimento de IA, o que os coloca em conflito com os rivais Google, Microsoft e OpenAI, fabricante do ChatGPT.

Foto: Reprodução
A AI Alliance é uma comunidade de criadores, desenvolvedores e adotantes de tecnologia que colaboram para promover uma IA segura e responsável, enraizada na inovação aberta. Ela nasce em um momento onde os alguns líderes tecnológicos têm defendido abertamente a necessidade de regular a inteligência artificial, mas também fazem lobby para garantir que as novas regras funcionem a seu favor.
No site, a AI Alliance afirma que “está focada em acelerar e disseminar a inovação aberta em todo o cenário tecnológico da IA para melhorar as capacidades fundamentais, a segurança, a proteção e a confiança na IA, e para maximizar de forma responsável os benefícios para as pessoas e a sociedade em todo o mundo. A AI Alliance reúne uma massa crítica de computação, dados, ferramentas e talentos para acelerar a inovação aberta em IA”.
Se quer ler mais sobre a AI Alliance, clique aqui