
Nota de Pesar: Silvio Santos morre em São Paulo
Morreu na manhã deste sábado, 17 de agosto, em São Paulo, Silvio Santos aos 93 anos. O empresário foi um dos maiores expoentes da comunicação do Brasil. Ele estava internado no hospital Albert Einstein desde o início do mês, onde morreu as 4h50 em decorrência de broncopneumonia após infecção por influenza (H1N1).

Foto: Reprodução
O carioca Senor Abravanel nasceu no dia 12 de dezembro de 1930, no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro. Ele era filho de pai grego e mãe turca. Foi camelô no Rio de Janeiro e, em 1957, conheceu Manoel da Nóbrega quando foi pela primeira vez à Rádio Nacional. Silvio Santos fez sucesso no rádio no início da carreira, mas será lembrado pelos brasileiros pelo seu sucesso na televisão brasileira. Ele passou pela TV Studios, a TVS, Record, Globo e criou o SBT, além de todo o Grupo Silvio Santos, um dos maiores conglomerados de país. Mas, sem dúvida, o maior êxito começou em 1963 na Globo, quando lançou o Programa Silvio Santos, que continuou comandando mesmo quando, em 1981, entrou no ar o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT).
Em comunicado, o SBT disse: “Hoje o céu está alegre com a chegada do nosso amado Silvio Santos. Ele viveu 93 anos para levar felicidade e amor a todos os brasileiros. A família é muito grata ao Brasil pelos mais de 65 anos de convivência com muita alegria”.
Hoje o céu está alegre com a chegada do nosso amado Silvio Santos.
Ele viveu 93 anos para levar felicidade e amor a todos os brasileiros.
A família é muito grata ao Brasil pelos mais de 65 anos de convivência com muita alegria.
Para nós, o Senor Abravanel é ainda mais especial… pic.twitter.com/s4V0mYlO1P
— SBT (@SBTonline) August 17, 2024
No Museu da TV, Rádio & Cinema, Levy Fioriti, afirma que “em 1957 se tornou administrador do “Baú da Felicidade”, criação de Nóbrega. Foi quando Sílvio Santos adotou realmente esse nome e se casou com Maria Aparecida, a Cidinha, com quem tem teve as filhas Cintia e Sílvia. Quando Cidinha faleceu, na década de 1970, Sílvio Santos veio a se casar com Iris e nasceram Daniela, Patrícia, Rebeca e Renata. Em 1962, Sílvio começou na Televisão Paulista com o programa “Vamos brincar de Forca? Começou comprando o programa e vendendo aos pedaços. Tinha jeito para o negócio. Comprou ações da TV Record , 40%, mas seu nome ainda não aparecia. A TV Paulista passou a ser TV Globo, que quis mudar o contrato com Silvio Santos. Este não quis, mas em seguida ganhou a concessão para montar a TVS, que mais tarde passou a SBT. A programação ficou baseada em desenhos, pois a emissora só tinha um estúdio.
SBT, mais de 4 décadas de história
Depois de uma longa trajetória na Globo, no dia 19 de agosto de 1981 nascia o SBT (Sistema Brasileiro de Televisão), uma das principais redes de emissoras de TV no Brasil.

Foto: SBT
Levy Fioriti narra que “em 1980 a TV Tupi saiu do ar e a Record e o SBT se associaram. No dia 19 de agosto de 1981, às 10 horas da manhã, Silvio Santos tomou posse dos quatros canais do grupo Sílvio Santos. Sílvio, que nunca deixou de estar no ar, pois era muito querido pelo público e líder de audiência do domingo inteiro, mesmo sabendo disso e gostando de falar ao público em auditório, lançou vários programas importantes: “O Povo na TV”; O Programa Raul Gil”; “Programa Flávio Cavalcanti”; ‘Sessão Premiada”; “Viva a Noite”; onde lançou: “Gugu Liberato”, “Veja o Gordo”; “Jô Soares Onze e Meia”; “TJ Brasil”; “Aqui Agora”; “Carrossel”, e algumas novelas de sucesso, como: “Éramos Seis”; “As Pupilas do Senhor Reitor”; “Chiquititas”; além do ‘Show do Milhão”; “Casa dos Artistas”; “Ídolos” e vários outros”.
A ideia do empresário Silvio Santos começou anos antes, mas se concretizou em 1981 com a assinatura da outorga. No Decreto nº 85841 de 25/03/1981 do Poder Executivo Federal (D.O.U. 26/03/1981) se lê: “Outorga concessão ao SBT – Sistema Brasileiro de Televisão S.C. Ltda., para explorar serviço de radiodifusão de sons e imagens (televisão) nas cidades de São Paulo – Estado de São Paulo, Porto Alegre – Estado do Rio Grande do Sul, Belém – Estado do Pará e Rio de Janeiro – Estado do Rio de Janeiro”. Segundo o Decreto, o SBT estava autorizado a ser “um serviço de radiodifusão de sons e imagens (televisão) com finalidades educativas e culturais, visando aos superiores interesses do País e subordinada às obrigações instituídas neste ato”.

Foto: Reprodução
Como publicado pela Revista da SET em 2021, “o SBT cobre 198 milhões de telespectadores e 69 milhões de lares. Atualmente conta com 110 emissoras em todo país, 24 horas de programação diversificada com participação em de 11% na Grande São Paulo e 10% no Brasil. O complexo do SBT tem uma área total de 230.000 m² com 74.000 m² de área construída. Conta com oito estúdios, somando uma área de mais de 4.400 m² e uma cidade cenográfica de 6.500 m². O SBT é referência em produções infantis e programas de auditório, proporcionando o bem-estar da família”.
Pesar pela morte de Silvio Santos
Em comunicado, a SET afirma que Silvio Santos foi um dos principais comunicadores do Brasil e que nos mais de 40 anos de existência do SBT, do qual Silvio Santos era proprietário, a emissora “produziu e colocou no ar conteúdos de altíssima qualidade, oferecendo informação e um entretenimento gratuito que é referência para o público brasileiro. Acompanhamos também todas as iniciativas da emissora para seguir seus avanços de tecnologia, adotando o que existe de mais moderno para garantir ainda mais qualidade à toda a operação e, ao final, à sua audiência. Neste momento de dor, a SET e os seus associados expressam o seu carinho e admiração pelo falecido e envia o mais sincero abraço a familiares, amigos e trabalhadores da emissora”.
A SET recebeu neste sábado muitas mensagens sobre a vida e os contributos de Silvio Santos para a radiodifusão brasileira, entre eles, o engenheiro, Leonardo Scheiner, conta que “Silvio Santos representou muito na minha carreira de Engenheiro de Vendas. Em uma ocasião, que não esqueço, nos encontramos na Feira NAB que nessa altura se realizava em Nova York para negociarmos a venda de um transmissor para o SBT e, também, câmeras e vários outros equipamentos. Foi fechado negócio e depois da NAB fomos de carro de Nova York até a fábrica da RCA em Camden, New Jersey, para confirmar a lista de equipamentos a serem fornecidos. Como ele queria voltar de trem para Nova York, eu o levei de carro até a estação de trem em Filadélfia”.
Por Fernando Moura, em São Paulo