Nota de pesar: Jornalismo esportivo de luto

A SET se solidariza com as famílias dos jornalistas Silvio Luiz, Antero Greco e Washington Rodrigues, que nos deixaram na última semana. Os três foram âncoras de bom jornalismo e fizeram do rádio e televisão órgãos vivos e transcendentes. Cada um da sua forma trouxeram o esporte para dentro da casa dos brasileiros e deixaram saudades.

Foto: Reprodução

A semana passada ficou marcada por um vazio nas antenas de rádio e TV. O som do gol perdeu algo da sua frescura e emoção. No mesmo dia, partiram Silvio Luiz, Antero Greco e Washington Rodrigues, que nos deixaram na última quinta-feira, 16 de maio de 2024. Os três foram âncoras de jornalismo brasileiro fazendo do rádio e televisão órgãos vivos e transcendentes.

Silvio Luiz (89), que participou este ano nas transmissões do paulistão na RecordTV, faleceu na manhã desta quinta-feira (16/05), em São Paulo. Sylvio Luiz Perez Machado de Sousa nasceu em São Paulo no dia 14 de julho de 1934, se tornou conhecido pela sua forma irreverente de narrar futebol. Começou a sua vida profissional em radionovelas (1952), e mais tarde se tornou um dos primeiros funcionários da Record Canal 7 de São Paulo. Passou pela TV paulista, Rede TV, Bandeirantes e SBT. Ele era considerado, por muitos, o maior narrador de futebol do país.

Após lutar contra uma doença, no mesmo dia faleceu aos 69 anos, também em São Paulo, Antero Greco. Ele começou a sua carreira como jornalista, e permaneceu por 44 anos, no Jornal Estado de São Paulo. Passou pelo Diário Popular, Popular da Tarde, Folha de S. Paulo e Band. Era uma das principais referências da ESPN Brasil, onde trabalhou durante 30 anos. As noites e jornais esportivos ficaram sem as suas interessantes observações.

Entretanto, na noite de 15 de maio, no Rio de Janeiro, faleceu aos 87 anos, Washington Rodrigues, conhecido como Apolinho. O radialista passou pelas rádios Guanabara, Nacional, Globo e Tupi. Ele ainda foi  técnico do Flamengo em 1995, além de trabalhar na TV em emissoras como a Globo, TV Tupi, TV Rio, TV Excelsior, TV Educativa, Rede Manchete, Record TV, CNT.

A SET acompanha as famílias neste momento de tristeza e os seus associados rezam pelas almas dos colegas de trabalho que partiram deste mundo.