NAB publica informe sobre TV 3.0

O relatório da NAB afirma nas conclusões que “o ATSC 3.0 oferece benefícios importantes ao consumidor e é preparado para o futuro com imagens 4K/HDR, uma recepção mais robusta, interna e externa, fixa e móvel e uma transmissão baseada em IP simplificando serviços híbridos OTA/OTT, como sob demanda, visualização inicial e muito mais”.

A  National Association of Broadcasters (NAB) divulgou o seu relatório Future of Television Initiative (FOTVI), produzido para dar à Comissão Federal de Comunicações (FCC) uma noção maior dos problemas envolvidos na transição do ATSC 1.0 para o ATSC 3.0, à medida que realiza o processo de regulamentação para concluir a mudança de padrão tecnológico.

Foto: Reprodução

A NAB afirma que “o FOTVI reuniu emissoras, fabricantes de equipamentos, distribuidores de programação de vídeo multicanal (MVPDs) e defensores do interesse público sob a liderança da FCC e da NAB para garantir que as principais questões sejam abordadas à medida que fazemos essa mudança transformadora. Por meio de seus grupos de trabalho, a iniciativa abordou questões-chave, incluindo compatibilidade com versões anteriores, prontidão do consumidor e os obstáculos técnicos e regulatórios de concluir a transição para o ATSC 3.0. Ao longo de um ano, os participantes se reuniram regularmente para levantar questões que ajudarão a acelerar o trabalho da Comissão na transição”.

Segundo a entidade, o relatório descreve as discussões dos grupos de trabalho sobre os problemas e destaca recomendações de consenso para a indústria e a FCC para garantir uma transição suave. Isso inclui explorar soluções baseadas no mercado e outras para minimizar o custo para os consumidores de equipamentos ATSC 3.0, aumentar a educação do consumidor sobre os benefícios do ATSC 3.0 e encorajar mais colaboração entre MVPDs e emissoras e dentro de órgãos de padrões da indústria para resolver preocupações de transporte de MVPD. O relatório fornecerá à FCC uma melhor compreensão dos problemas e preocupações pendentes das partes interessadas à medida que avança com as regulamentações necessárias para concluir a transição e ajudará a concentrar os esforços da indústria à medida que eles continuam a implantar o ATSC 3.0.

Nas conclusões, o relatório afirma que o ATSC 3.0 possui recursos de segurança cibernética, incluindo proteção de sinal, autenticação de certificado de aplicativo e proteção de conteúdo; um aumento de 500% na capacidade; mensagens de emergência avançadas e mais opções de acessibilidade. Por isso, “ao atualizar para ATSC 3.0, a indústria está demonstrando seu compromisso em fornecer na TV aberta de alta qualidade serviços para as gerações vindouras”.

Se quer ler o informe completo, o FOTVI, clique aqui

Por Fernando Moura, em São Paulo