NAB 2025: Sports Summit, novo evento focado em transmissões esportivas

A forma como os usuários assistem esportes está mudando, por este motivo, a NAB afirma que “Game Changer” e lança “Sports Summit: O futuro dos direitos esportivos e da experiência dos fãs”. Espaço terá apresentações de alguns dos principais participantes do setor, incluindo AWS, IMAX, Microsoft e NFL.

A NAB 2025 que se realiza de 6 a 9 de abril, no Las Vegas Convention Center, terá este ano como novidade, o  Sports Summit: The Future of Sports Rights and Fan Experience , uma conferência de três dias (6 a 8 de abril), que explora a tecnologia e as tendências que transformam a experiência do fã e geram novos fluxos de receita, já que estas, são, segundo explica a entidade, “uma pedra angular para empresas de mídia”, já que os esportes ao vivo atraem milhões de espectadores em tempo real em plataformas de streaming, televisão, rádio e mídia social.

Foto: Reprodução/NAB

Desta forma, a  NAB Show 2025 conectará líderes do setor e brindará insights aos participante para que estes possam “prosperar neste ecossistema dinâmico, mostrando como tecnologias de ponta, como análises em tempo real e experiências imersivas para fãs, estão redefinindo a entrega de conteúdo. Além disso, o surgimento de empreendimentos de mídia de propriedade de atletas e mudanças transformadoras como a regra NCAA NIL estão criando novas oportunidades de licenciamento e remodelando o cenário de direitos de mídia”, afirma a NAB em comunicado.

O Sports Summit inclui sessões de exibição e uma conferência paga que abordará o lucrativo setor esportivo, onde as receitas anuais de direitos esportivos nos Estados Unidos “devem aumentar de US$ 29,54 bilhões em 2024 para US$ 34,72 bilhões até 2027, de acordo com a S&P Global Market Intelligence”.

No evento, a NAB oferecerá  experiências imersivas e programação perspicaz:

Engajando o público por meio de talentos no ar: Descubra como a National Football League (NFL) e outros líderes do setor alavancam talentos no ar para elevar o conteúdo, construir fidelidade dos fãs e melhorar as conexões com o público. Os palestrantes incluem Tracy Perlman, SVP Player Operations da NFL.

Esportes femininos – Crescimento do rádio e do podcast : segundo a Deloitte, os esportes femininos devem gerar US$ 1,28 bilhão globalmente em 2024, o que representa um aumento de 300% em três anos.

O futuro da transmissão esportiva personalizada : Desenvolvido pela Microsoft, esta ativação demonstrará como a IA pode oferecer uma transmissão esportiva totalmente personalizada, adaptada às preferências individuais do espectador.

Simuladores AWS F1 : experimente ativações interativas onde os fãs podem sentir como se estivessem na ação.

Sports Business Hub : Descubra as últimas ferramentas e tecnologias para engajamento e como monetizar a experiência dos fãs.

“A NAB Show liderou a carga em inovação para mídia e entretenimento, e este ano não é exceção. Esportes ao vivo estão cativando o público de maneiras sem precedentes e desbloqueando novas oportunidades de receita para as indústrias de mídia e entretenimento. O Summit, juntamente com empresas pioneiras no andar de exposição, estão remodelando a maneira como os fãs estão se envolvendo e vivenciando os esportes”, disse Karen Chupka, vice-presidente executiva e diretora administrativa da NAB Global Connections and Events.

Principais expositores 

O salão de exposição apresentará uma programação dinâmica de marcas importantes, especialmente aquelas que expõem produtos e soluções para a indústria esportiva, incluindo AWS, ARRI, Avid Technology, Blackmagic Design, Canon, Ross Video, Sony e Verizon Business. Os participantes também podem descobrir inovações de centenas de expositores no salão de exposição, incluindo Grass Valley, Insta360, LiveU, Panasonic Connect e Vizrt, juntamente com soluções de ponta de expositores como Zixi e Zero Density.

Por Fernando Moura, em São Paulo