MWC2025: Tecnologia brasileira de ponta apresentada em Barcelona

Empresas e startups de desenvolvimento tecnológico brasileiro participam do maior e mais influente evento para o ecossistema de conectividade no Brasil IT+. O Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, e a sua comitiva, e o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, estiveram no stand.

O Brasil tem presença marcada no MWC2025, que se realiza em Barcelona, Espanha, e culmina nesta quinta-feira (06/03). Na sua 14ª participação consecutiva do Brasil no evento as empresas brasileiras participam como parte das ações da Brasil IT+, um programa da ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) em parceria com a Softex, que trabalha para internacionalizar a tecnologia brasileira no mundo. Neste caso, a participação nacional conta ainda com o apoio do Consulado do Brasil em Barcelona, no âmbito do Programa de Diplomacia da Inovação.

A delegação brasileira no MWC2025 esta composta por: ACSN, Agile Inc, Anlix, Argotechno, BR.Digital Telecom, bycoders, CESAR, CI&T, LinkedBy, CWS Platform, Evo Systems, Fenix DFA, Goledger, Instituto ELDORADO, Instituto Iracema, LAB360, Pappsales, Prosperi, Pulsus, Smartspace, Stefanini, Universidade Federal de Alagoas, Universidade Federal de Goiás, Venko Networks, Vertis Solutions e Vixteam.

Vanildo Prates, CEO da Bycoders / Foto: Fernando Lopez Cisneros

Vanildo Prates, CEO da Bycoders, uma software house de Curitiba, disse à reportagem que a empresa realiza desenvolvimentos sobre demanda e Outsourcing  de profissionais para essas empresas. Ele falou de um projeto em parceria com a KPMG Brasil para “uma plataforma de transporte multimodal  e o desenvolvimento de uma solução para uma empresa de fisioterapia que permite fazer o escaneamento e avaliação das pacientes durante a consulta de forma automatizada utilizando inteligência artificial, visão computacional”.

Prates explicou que a ideia da empresa é entregar um serviço completo que vai desde o design e desenvolvimento do produto até após a entrega o acompanhamento e  melhorias de produtos. Com respeito ao MWC2025 disse que o objetivo é “fazer novos contatos e fazer novas parcerias de desenvolvimento de produtos com a visão de trabalhar em inovação”.

Falando de IA, o CEO da empresa curitibana disse que a empresa nasceu em 2019 já com IA e acredita que daqui para “frente a IA será um dos grandes atores no desenvolvimento de novas tecnologias  entregando um potencial até então reprimido nas empresas” o que permitirá, desde sua óptica, “entregar novas inovações e metodologias de trabalho”.

Por Fernando Lopez Cisneros em Barcelona e Fernando Moura, em São Paulo