
Marcelo Cacheiro morre em São Paulo
Engenheiro morreu em decorrência de uma doença neste domingo, 06/11, em São Paulo.
Marcelo Cacheiro era Engenheiro Eletrônico (1995) pelo Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), e trabalhou em várias empresas como a Eletro Equip, mais tarde foi Gerente de Suporte da Harris/Harris Broadcast de 2010 até 2014, e da Imagine Communications. Ele foi Diretor de Engenharia e Tecnologia do Grupo Bandeirantes e liderou o processo de implantação do HDTV, em 2010.

Foto: Arquivo
Flávio Archangelo cita na sua tese de pós-graduação (2008), “Rádio, tecnologia e sociedade. O desenvolvimento da Radiodifusão Digital no Brasil”, pela Universidade Metodista de São Paulo que “dos relatórios finais entregues, a Sompur (Band News FM), Bandeirantes AM e Clube FM apresentaram os formulários, enquanto a Record AM e Rádio Sociedade ofereceram relatórios da Harris realizados por Marcelo Cacheiro identificando problemas técnicos que impossibilitaram a emissão digital adequada”.
Participou ativamente do Grupo ABERT/SET do “Estudo de canalização para TV Digital no Brasil”, e foi citado em matéria da Edição especial da Revista da SET, em março de 2010, que dedicou as suas páginas a implantação do ISDB-T no País, a reportagem o destaca entre os profissionais das empresas que colaboraram com os testes: “Carlos Alberto Fructuoso; Cláudio Younis; Dante João Stachetti Conti; José Yugi Ito; Marcelo Cacheiro”.
A SET lamenta pela perda e solidariza-se com a família de Marcelo.
Durante o domingo (6/11), a Revista da SET recebeu inúmeros mensagens de leitores e profissionais da indústria falando da importância de Cacheiro para a radiodifusão brasileira.