ISE 2025 fecha com recorde de público

A feira e congresso para o setor AV recebeu mais de 85 mil visitantes de 168 países, um aumento de 15,5% em relação ao ano anterior.

 A edição 2025 do Integrated Systems Europe (ISE 2025) que se realizou de 4 a 7 de fevereiro, na Fira Gran Via em Barcelona, Espanha, atingiu números recordes, com 1.605 expositores distribuídos em um espaço de 92.000 m², recebendo 85.351 visitantes únicos de 168 países, representando um aumento de 15,5% em relação ao ano anterior.

A organização afirma que o evento atraiu 49.981 participantes no primeiro dia – um crescimento de 16,1% em comparação com a ISE 2024, e um total de inscrições de 110.540, acumulando 185.700 visitas ao longo dos quatro dias do evento.

Mike Blackman, Diretor Executivo da Integrated Systems Events, celebrou o sucesso do evento e elogiou a energia e o engajamento notáveis, especialmente no Hall 8.1, que se destacou como um centro de inovação e interação, reunindo tanto líderes consolidados do setor quanto novos participantes inovadores. Segundo ele, a ISE 2025 reforçou seu status como um pilar da indústria AV, proporcionando uma plataforma para profissionais globais trocarem insights, explorarem tecnologias revolucionárias e construírem conexões duradouras.

Inteligência Artificial perde espaço

A reportagem na feira observou uma mudança com respeito a ISE 2024 que foi a diminuição de ofertas de soluções baseadas em Inteligência Artificial (IA). Segundo Fernando Lopez Cinesros, o correspondente da Revista da SET em Barcelona, a utilização de IA se reduziu a soluções de processamento de vídeo e algumas plataformas de áudio, “mas não havia aquele agitação dos últimos anos com IA por todos os lados, foi uma presença bem modesta. Claro que todos os halls, 8 ao todo, tinham presença, por exemplo em displays de LED displays”.

No que diz respeito à feira, dos 1605 expositores, mais de 25% tem contato com a área de broadcast ou originalmente são da área, o que mostra o interesse pelo mercado AV e a convergência que se gerou nos últimos anos com estandes de grande porte de players reconhecidos no mercado audiovisual, isso, porque segundo relatou Lopez Cisneros, “a presença dos players tradicionais da área broadcasting acontece porque estas empresas têm tanto produtos de alta gama, mas de média gama atendendo tanto Tier1 como Tier3”.

Destaque para a presença pela primeira vez da Grass Valley já noticiada e o aumento significativo, com respeito ao ano passado, do estande da “Ross Video demonstrando soluções que iam desde teleconferência, até produção para programas de meio custo que tiveram uma presença muito marcante”.

Veja a cobertura completa do ISE 2025 na edição 220 da Revista da SET.

A próxima edição do ISE está marcada para ser realizada de 3 a 6 de fevereiro de 2026. Mais informações sobre o ISE , clique aqui

Por Fernando Lopez Cisneros em Barcelona e Fernando Moura em São Paulo