IBC 2024: Aumenta visitação e foca em inovação

A maior feira e congresso de mídia e entretenimento da Europa encerrou nesta segunda-feira, na capital dos Países Baixos, com números positivos e com a sensação de um mercado em crescimento e mudança tecnológica.

Foto: Fernando Moura

O IBC Council, organizador da IBC anunciou que a edição 2024 do evento contou com 45.085 visitantes chegados de 170 países para participar do evento que se realizou no RAI Amsterdam de 13 a 16 de setembro. Na edição deste ano os destaques estiveram nas novas tecnologias focada na utilização de IA (Inteligência Artificial) e como os mídias devem enfrentar os desafios urgentes da indústria e explorar novas oportunidades.

Em comunicado, o IBC afirma que “além de atrair mais de 2.000 visitantes a mais do que no ano passado, a feira contou com mais de 1.350 expositores – um aumento de 100 em relação a 2023 – enquanto a área de exposição atingiu 46.000 metros quadrados, superando o total do ano anterior de 44.500 metros quadrados”.

Michael Crimp, CEO do IBC, disse que o IBC continua em uma trajetória ascendente, com uma participação importante de toda a comunidade. “Em um ano marcado por grandes eventos, como as Olimpíadas e eleições nacionais, houve uma energia extremamente positiva no IBC2024. A feira deste ano abordou o crescente interesse em tendências como o salto da IA de teoria para aplicações no mundo real, como a indústria está combatendo a desinformação nas notícias e a necessidade de promover talento e diversidade na mídia, entretenimento e tecnologia”.

Foto: Fernando Moura

Entre os destaques do evento, a sustentabilidade ganhou maior relevância junto com o 5G, nuvem, esports, experiências imersivas, OTT  e streaming, adtech, metaverso, computação em borda e tecnologias conectadas. Outros temas foram focos do Programa de Inovação em Mídia IBC Accelerator, que este ano foi incluido pela primeira vez no IBC: o AI Media Production Lab, explorando uma série de projetos em que alguns dos inovadores mais criativos da indústria colaboraram em conceitos específicos de IA. Um dos projetos mais destacados do Accelerator – também abordado na Conferência IBC – foi “Desenhe Suas Armas na Luta Contra a Desinformação”, que tinha como objetivo desenvolver uma compreensão ampla da indústria sobre os desafios e abusos que todos os meios de comunicação enfrentam atualmente para ajudar o público a identificar notícias e informações confiáveis. A nova AI Tech Zone, área desenvolvida para EBU (União Europeia de Broadcast), teve grande visitação e interação. O palco da Zona contou com pioneiros da IA compartilhando insights sobre como a tecnologia impactará o futuro e como já está transformando a mídia em áreas como descobrir, verificar  notícias e criar de experiências imersivas.

“Nos últimos anos, o IBC tem se fortalecido, com expositores encontrando cada vez mais maneiras de aproveitar ao máximo a feira à medida que adicionamos novos recursos e ampliamos seu escopo e alcance. O feedback que recebemos é incrivelmente positivo, com muitos vendo a evolução do IBC  como um incubador cada vez mais importante para a inovação em tecnologia de mídia, além de manter nosso status como um destino essencial de networking e fonte de inteligência sobre novas tendências e desenvolvimentos da indústria,” disse Steve Connolly, diretor do IBC.

SET no Pavilhão Brasil

Pelo terceiro ano consecutivo a SET esteve presente com um estande no Pavilhão Brasil, o foco foi a difusão do SET EXPO 2025 e os eventos da entidade no que resta de 2024. O pavilhão organizado pela Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica) em parceria com Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), teve bons leads e visitação.

As empresas brasileiras que participaram relataram bons resultados e algumas prospecções de negócios. Vale lembrar que estiveram presentes a  Alcateia, empresa que oferece soluções completas de localização de conteúdo audiovisual; a Alfred, desenvolverá de produtos que ajudam quem produz mídia digital a gerenciar, preservar, colaborar e compartilhar seu conteúdo; a Mirakulo, empresa que afirma ajudar aos seus clientes na transição entre conteúdos broadcast e broadband para engajar sua audiência; e Playlist, que oferece soluções em software para todos os tipos de estações de rádio e provedores de conteúdos. Ainda a Showcase, que desenvolve tecnologias para implantação do padrão brasileiro de TV Digital e acessibilidade por Closed Caption, Audiodescrição e LIBRAS; e a Voiceinteraction, desenvolvedora de plataformas que transformam conteúdo falado em fluxos de trabalho automatizados.

A próxima edição do IBC se realiza de 12 a 15 de setembro de 2025.