I Simpósio Brasileiro de Televisão Universitária debate TV 3.0

A ABTU realizou I Simpósio Brasileiro de Televisão Universitária, com o tema “As TVs Universitárias e a TV 3.0”, os dias 14 e 15 de junho, na Fundação Escola TVTEC Jundiaí. No evento foi realizada a cerimônia de posse da nova diretoria da ABTU para 2024/2026.

A Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU) realizou nos dias 14 e 15 de junho,com o apoio da Intercom e a TVTEC Jundiaí, no Auditório da Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot, em Jundiaí, interior de São Paulo, o I Simpósio Brasileiro de Televisão Universitária (I Simpósio ABTU), com o tema, “As TVUs e a TV 3.0” para promover a discussão sobre o papel das emissoras universitárias na era digital.

 

Ainda, na sexta-feira, 14, foi realizada a toma de posse de Francisco Machado Filho e a diretoria que o acompanha para o período 2024-2026. Machado Filho disse à reportagem que a concretização da realização do simpósio representa uma mudança na condução de encontros propostos pela associação, que antes eram realizados tradicionalmente a cada dois anos com o Fórum ABTU.

Para o novo presidente da ABTU, “o momento é de desafios. As novas possibilidades de distribuição de conteúdo audiovisual são bem vindas, mas precisamos estar nestas plataformas e isso somente irá acontecer com uma regulação. As emissoras do campo público devem fazer parte obrigatória dos players de distribuição, seja qual for à plataforma, pois o tipo de conteúdo que fazemos é parte integrante da vida do cidadão e da Democracia e isto não pode ser entregue aos valores de mercado”.

Fabiano Pereira (presidente da ABTU no mandato 2020-2024), antes da toma de posse da nova diretoria , disse no Simpósio que a ABTU vive um momento importante no debate da TV 3.0, porque pela primeira vez “participa diretamente do debate e é parte do processo de implantação da nova tecnologia”, e que por este motivo, é importante “ocupar espaço e as TVs Universitárias continuar o processo juntas, em bloco”.

O que foi reforçado por Machado Filho, quem acredita que é necessario “trabalhar em Bloco”. O diretor da TV Unesp, ainda solicitou ao deputado federal, Jilmar Tatto (Secretaria de Comunicação Social da Câmara dos Deputados), presente na mesa, que “a Câmara realize audiências públicas que debatam a TV 3.0”.

Pela sua parte, a Diretora-Geral da EBC, Maíra Bittencourt analisou as “Perspectivas para as TVs Públicas na TV 3.0” e disse que a radiodifusão deve ser entendida como um serviço público qué é parte da soberania nacional, que é um direito do público porque deve promocionar a cultura e democratizar a informação.

Maira disse ainda, que é fundamental pensar a “radiodifusão pública em rede gerando inclusão, colocando novos atores e com pluralidade”, e afirmou que “A TV 3.0 e o campo público deve ser pensado como um sistema” que tem 17 redes nacionais privadas, 2 redes nacionais públicas, mas com um sistema aberto a todas e sem ficar presso a um App. Ela comentoou que os desafios passam da TV 3.0 passam pela “multiprogramação com melhor qualidade; hipersegmentação; acessibilidade e mensuração”.

O evento contou com a presença de Octávio Pieranti (Secretaria de Comunicação da Presidência da República), Maíra Bittencourt (Diretora-Geral da EBC), o deputado federal, Jilmar Tatto (Secretaria de Comunicação Social da Câmara dos Deputados), Fabiano Pereira (presidente da ABTU no mandato 2020-2024) e Francisco Machado Filho (presidente eleito da ABTU para o mandato 2024-2026), entre outros.

[yotuwp type=”videos” id=”tuQjq4yzySI” ]

Diretoria ABTU 2024-2026

A diretoria que tomo posse em Jundiaí é a seguinte: Francisco Machado Filho (TV Unesp) como presidente; Maria Lúcia Mota (UNIP) como vice-presidente; Mônica Gropelo (TVTEC Jundiaí), como diretora administrativa-financeira; Fernando Mauro Trezza (Impacta), como diretor de Relações Institucionais; Patrícia Lauretti (TV Unicamp), como diretora de Comunicação; e Ricardo Borges Oliveira (UnB TV) como diretor Técnico.

O Conselho de Ética é presidido por Julio Wainer (TV PUC SP) e tem como membros Luiz Carlos Sonda (TV FAG), Guaraciaba de Menezes Tupinambá Júnior (TV UFAM) e Marcelo Henrique da Costa (UEG TV). Já o Conselho Fiscal é presidido por Consuelo Gobbi Baltazar (TV PUC Goiás) e conta com Fabiano Pereira (TV USP), Marcos Tardin (FDR) e Jair Giacomini (TV UNISC).

Por Fernando Moura, em Jundiaí/SP