Grupo Globo comemora 100 anos em 2025

Conteúdo tudorádio.com

O Grupo Globo iniciou 2025 com diversas ações alusivas aos seus 100 anos. A história do conglomerado de comunicação começou em 1925, quando, no dia 29 de julho daquele ano, chegava às bancas do Rio de Janeiro a primeira edição do jornal O Globo, inaugurando o que se tornaria o maior grupo de mídia e comunicação do Brasil. Em novembro, a Rádio Globo completou 80 anos.

Com o tema “O que vem depois de 100 anos? O começo”, o grupo iniciou 2025 com diversas comemorações em suas plataformas. A história começou em 1925, quando, no dia 29 de julho daquele ano, chegava às bancas do Rio de Janeiro a primeira edição do jornal O Globo, inaugurando o que se tornaria o maior grupo de mídia e comunicação do Brasil.

A abertura das comemorações foi marcada por uma matéria especial no ‘Jornal Nacional’, na edição de 1º de janeiro, que apresentou os 100 anos de Globo, seguida da exibição, em primeira mão, da estreia da campanha do centenário. Narrado por Pedro Bial, o filme revisita a memória e a evolução do Grupo Globo, com um acervo de imagens que ilustram desde a fundação d’O Globo até cenas icônicas de programas de TV e do streaming.

Fundado por Irineu Marinho e conduzido por décadas por seu filho mais velho, Roberto Marinho, o grupo tem na riqueza cultural e na diversidade do país a sua principal fonte de inspiração, sendo o lugar onde milhões de brasileiros se encontram e se reconhecem todos os dias. A campanha também ganhou as páginas dos jornais O Globo, Valor e Extra, além das plataformas digitais da Globo e da Editora Globo.

Em novembro, a marca Rádio Globo completou 80 anos. Atualmente operando em 98.1 FM do Rio de Janeiro, a rádio deu origem ao Sistema Globo de Rádio, que inclui a rede CBN FM e a BH FM 102.1 de Belo Horizonte, e também da TV Globo, está no primeiro negócio do jornalista Roberto Marinho — que assumiu a direção do GLOBO em 1931, após a morte de seu pai, Eurycles de Mattos.

Marinho via a rádio como uma extensão do jornal, sempre incentivando a parceria entre os dois meios. Criou, por exemplo, programas como “O GLOBO no ar”, em 1944 e “Seu Redator-chefe”, nos anos 1960, que apresentavam conteúdo do jornal, que chega aos 100 anos em 2025.

Para ler a matéria completa, acesse aqui.