
Grupo de Trabalho da TV 3.0 discute camada física da TV 3.0
O Conselho Deliberativo do Fórum SBTVD recomendou tecnologia ao Ministério das Comunicações como parte do conjunto de tecnologias da TV 3.0.
Nesta quarta-feira (31), foi realizada a 10ª Reunião Ordinária do Grupo de Trabalho da TV 3.0 para discutir a tecnologia recomendada pelo Conselho Deliberativo do Fórum do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD) sobre a seleção da última camada que faltava para a definição completa do padrão da TV 3.0 no Brasil.

Secretário de Comunicação Social Eletrônica, Wilson Wellisch na reunião do Conselho / Foto: Reprodução
Participaram da reunião o secretário de Comunicação Social Eletrônica, Wilson Wellisch, como presidente do GT; o secretário-executivo do GT, Tawfic Awwad Júnior; além de demais representantes do ministério das Comunicações, da Anatel, das entidades representativas do setor de radiodifusão e do próprio Fórum SBTVD.
A tecnologia recomendada pelo Fórum integra a chamada “camada física” da TV 3.0, responsável pela transmissão e recepção dos sinais pelo ar. A TV 3.0 será o novo padrão de televisão digital brasileiro e contará com inovações tecnológicas que permitem uma melhor qualidade de som e imagem, interatividade aprimorada, recursos de acessibilidade e integração com conteúdo da internet.
Desde dezembro de 2023 até maio de 2024, o Fórum SBTVD conduziu testes de campo com duas tecnologias candidatas para a camada física. Após uma avaliação minuciosa, que considerou todos os dados coletados desde o início do Projeto em 2020, os módulos técnico, de mercado e de propriedade intelectual do Fórum SBTVD, em conjunto com o conselho deliberativo do Fórum, decidiram, por unanimidade, recomendar a tecnologia ATSC 3.0 ao Ministério das Comunicações.
A partir de agora, o ministério irá entrar em uma nova fase ao trabalhar na proposta de decreto com a sugestão do padrão tecnológico a ser enviada para a sanção presidencial, afirma o MCom em comunicado.
- Com MCom