
Globo utiliza mochilas 5G para transmissões em vivo
Emissora utilizou mochilas TVU com a tecnologia 5G standalone em uma rede autonôma para realizar cobertura da posse do presidente Lula e o Carnaval de São Paulo.
A TVU Networks anunciou em comunicado que auxiliou a Globo na realização de testes de transmissão ao vivo em rede 5G standalone em dois grandes eventos em 2023: a posse presidencial em Brasília e o Carnaval de São Paulo. Durante os dois eventos, a Globo utilizou as mochilas TVU one com a tecnologia 5G standalone (SA). O 5G SA é uma implementação de rede 5G autonôma, que não depende de nenhuma tecnologia subjacente, como as redes 4G LTE, como noticiado anteriormente (veja).

Foto: Divulgação
“A intenção dos testes era usar uma arquitetura de rede 5G standalone (SA), pois em ambos os eventos poderiam ter sobrecarga na rede 4G, o que também impactaria na transmissão do conteúdo ao vivo. Assim configuramos as mochilas TVU one 5G com prioridade para a rede SA, obtendo mais estabilidade e flexibilidade durante as coberturas. Entre muitas vantagens, a tecnologia 5G já é uma realidade para nós e traz ainda mais qualidade e velocidade nas transmissões ao vivo.”, explica
No comunicado, Uira Moreno, analista de Telecom, Estratégia e Tecnologia da Globo, afirma que “a intenção dos testes era usar uma arquitetura de rede 5G standalone (SA), pois em ambos os eventos poderiam ter sobrecarga na rede 4G, o que também impactaria na transmissão do conteúdo ao vivo. Assim configuramos as mochilas TVU one 5G com prioridade para a rede SA, obtendo mais estabilidade e flexibilidade durante as coberturas. Entre muitas vantagens, a tecnologia 5G já é uma realidade para nós e traz ainda mais qualidade e velocidade nas transmissões ao vivo”.
Segundo a TVU, em um sistema standalone 5G, todas as funções da rede são geridas e controladas pelos componentes 5G, incluindo o controle de rede, a gestão de recursos e a autenticação de usuários. Isso permite uma maior flexibilidade e escalabilidade na implementação de serviços 5G, além de melhorias na latência, taxa de transferência de dados e capacidade de rede. Em comparação com a implementação não-standalone (NSA) 5G, que depende ainda da infraestrutura 4G LTE, o 5G standalone permite a implementação de novos serviços e aplicações que exigem uma rede 5G completamente autônoma.
“Com tecnologia 5G temos maior velocidade de transferência de dados e latência reduzida, o que está expandindo o uso da produção remota em eventos, proporcionando mais confiabilidade para eventos de maior complexidade. Vemos a utilização TVU One e dos roteadores 5G da TVU em diferentes workflows de produção. Esse é resultado da combinação da tecnologia 5G com nossa expertise em transmissões, que está trazendo mais flexibilidade e facilidade de uso para os clientes”, comenta Eduardo Mune, diretor de vendas da TVU Networks no Brasil.