
Estudo analisa adoção do 5G Broadcast
O informe da ReThink afirma que “finalmente a transmissão móvel está sendo implantada na era 5G, após duas décadas em uma gestação marcada por vários falsos alvores e projetos fracassados”.
O estudo “Previsão de adoção de transmissão 5G 2024-2033”, lançado recentemente explica que “já está acontecendo na Holanda, com vários outros grandes países europeus, como Alemanha e França, pelo menos embarcando em uma jornada que concluirá com a transmissão 5G combinada com abordagens multicast e unicast – fornecendo uma plataforma híbrida mais flexível capaz de atingir dispositivos móveis e fixos, por meio de infraestruturas Over The Air (OTA) legadas ou celulares”.
O relatório inclui discussões técnicas e projeções para a taxa de adoção de alternativas de transmissão baseadas em 5G – tanto 5G Broadcast (5G-B) quanto 5G Multicast Broadcast Services (5G-MBS), bem como ATSC 3.0, DVB Native-IP (DVB-NIP), Advanced ISDBT e DTMB Advanced (DTMB-A).
Segundo o informe da ReThink, “o 5G-B evoluiu como uma plataforma alternativa para serviços tradicionais de TV linear, à medida que eles alcançam cada vez mais dispositivos móveis. O apelo é que ele requer apenas uma atualização de software em alguns aparelhos móveis, diferentemente do requisito de hardware do ATSC 3.0, enquanto também explora vários recursos dos padrões celulares 3GPP para eficiência e desempenho aprimorados nos dispositivos clientes”.