
Emissora implementa sistema de notes com IA
A empresa Brasoftware implementou o Neural Meeting Notes na Record, uma ferramenta que se destaca por sua simplicidade e a utilização de IA integrada a plataformas como a Microsoft Azure.
A Brasoftware apresentou à Record a ferramenta Neural Meeting Notes, um sistema inovador baseado em inteligência artificial e desenvolvido utilizando componentes da plataforma Microsoft, explica a empresa em comunicado. “Com uma configuração que permite a instalação diretamente na nuvem do cliente (Microsoft Azure), o Neural Meeting Notes gera de forma automática as atas de reunião utilizando transcrições do Microsoft Teams e aplicando diversas camadas de inteligência artificial para estruturar o texto e identificar os pontos-chaves. Agora, ao invés de esperar por horas a compilação dos dados, o organizador da reunião recebe as informações de forma automática, minutos após o término da conversa online, e com a segurança de que todos os dados são mantidos dentro do ambiente seguro da Record, evitando a exposição a plataformas externas”.

Foto: Brasoftware
Felipe Ribeiro, Account Tecnology Specialist (ATS) da Brasoftware, afirma que “a solução Neural Meeting Notes se destaca por sua simplicidade de uso, dispensando qualquer treinamento técnico. Basta adicionar o respectivo usuário à reunião, ativar a transcrição, e a ferramenta gera automaticamente a ata padronizada, enviando-a diretamente ao organizador. A implementação foi realizada em menos de uma semana e o sistema liberado para uso”, e remarca que as primeiras áreas a utilizarem o Neural Meeting Notes foram, Tecnologia, que a utiliza para registrar as reuniões online de seus projetos junto às áreas de Negócios, Facilities e Processos Corporativos. Posteriormente, outras áreas receberam as atas dessas áreas e solicitaram o uso da ferramenta, que foi expandida para os departamentos de Jornalismo, Produção, Comunicação e Rede/Afiliadas.
Alex Viana, Gerente de Operações de TI da Record, disse no comunicado que “nosso mais recente projeto de Inteligência Artificial, focado na criação automatizada de atas de reuniões, tem sido um verdadeiro divisor de águas em nossa empresa. Por meio de uma tecnologia inovadora, conseguimos transformar a forma como documentamos e compartilhamos informações críticas. Áreas fundamentais da organização viram um aumento significativo em produtividade e assertividade, permitindo que equipes se concentrem em atividades estratégicas e de maior valor. Este projeto não só otimizou nossos processos internos, mas também reforçou nosso compromisso com a inovação e excelência operacional”.
Ele explicou ainda que hoje a emissora trabalha na expansão do uso do Neural Meeting Notes para toda a matriz e, potencialmente, para outras afiliadas no país. Atualmente, cerca de 60 pessoas fazem uso, incluindo gerentes e diretores. O objetivo é expandir seu uso para toda a companhia em janeiro. “A ferramenta ajudou a aumentar a produtividade, permitindo que as pessoas se concentrem mais nas reuniões, sem precisar se preocupar com anotações extensas. As atas são geradas rapidamente, com ajustes mínimos”.
Esta, no entanto, não foi a primeira incursão da Record no universo da IA. Durante a pandemia, em novembro de 2020, a emissora lançou a Tina (acrônimo de Tecnologia e Inteligência Artificial), considerada a primeira assistente virtual da televisão aberta brasileira que passou a atender os telespectadores da emissora e fruto de um projeto que teve o apoio interno dos times de operações e tecnologia. Em menos de 20 dias, ainda durante o período experimental, a Tina fez mais de 20 mil interações.