Creator Economy cresce no Brasil

GT de Creators e Games da SET esta analisando o mercado no pais e os seus coordenadores afirmam que o Creator Economy está ganhando força no Brasil, especialmente fora do eixo Rio-São Paulo.

Silvio Pinto, Engenheiro de sistema broadcast e Thiago Bueno, Managing director, coordenadores do GT de Creators e Games da SET afirmam que a economia criativo do setor está em alça, sobretudo fora do eixo tradicional, Rio de Janeiro e São Paulo, “onde os criadores de conteúdo representam quase 41% desse mercado”, dados extraídos de um estudo da YOUPIX, destaca a expansão do setor digital em diversas regiões do país.

Segundo os executivos, a expansão da Creator Economy no Brasil é impulsionada pelo acesso facilitado a tecnologias móveis e conectividade. Essa emergente economia transforma conteúdos digitais, como cursos online, e-books, podcasts e comunidades, em fontes de renda para pessoas que buscam alternativas de independência financeira. O que antes estava concentrado nos grandes centros agora se espalha por todo o território nacional, promovendo a inclusão de empreendedores digitais em cidades menores.

“Esse crescimento, que representa 41% do mercado, evidencia o potencial que a Creator Economy tem para impulsionar o desenvolvimento econômico regional. As regiões Nordeste e Sul, em particular, têm mostrado um aumento significativo no consumo de conteúdo digital pós pandemia. Em 2023, 80 milhões de brasileiros realizaram compras pela internet, de acordo com a pesquisa TIC Domicílios 2023 do NIC.br. No Paraná, esse avanço é refletido no aumento do número de novos criadores de conteúdo”, explicam.

Segundo os coordenadores do GT da SET, “o impacto das Tecnologias e Oportunidades O avanço das tecnologias móveis e o fácil acesso à internet, junto com ferramentas de fácil usabilidade, têm permitido que a Creator Economy alcance locais antes inimagináveis, gerando oportunidades para empreendedores e promovendo a independência financeira. Essa transformação está causando um impacto social significativo nessas regiões”.

Creator Economy em números segundo dados da YOUPIX, Goldman Sachs, CoherentMI e Hotmart Insights

a) 300 milhões de criadores de conteúdo no mundo;
b) 20 milhões de criadores no Brasil;
c) US$ 250 bilhões gerados anualmente no setor;
d) US$ 14,67 bilhões movimentados na América do Sul até 2030;
e) 7 milhões de brasileiros monetizaram conteúdos digitais em 2023;
f) 30% dos criadores brasileiros que utilizam a Hotmart vendem para o exterior.

“A Creator Economy não apenas representa uma nova fronteira de oportunidades, mas também está moldando o futuro econômico do Brasil, tornando-se uma parte essencial do desenvolvimento regional e da inclusão digital”, finaliza Silvio Pinto.