CES 2025: Samsung e Google lançam sistema de áudio imersivo, Eclipsa Audio

A CES 2025 foi o palco para que a Samsung e Google lancem um novo sistema de áudio imersivo que pretende concorrer com o Dolby Atmos.

Apresentando em Las Vegas, o “Eclipsa Audio” é um novo sistema de áudio imersivo que chega com as novas TVs da marca coreana, e que foi desenvolvido no laboratório Samsung Research, onde em conjunto com a Google, criaram a tecnologia  IAMF (Immersive Audio Model and Formats), que em outubro de 2023 foi homologada pela Alliance for Open Media, consórcio internacional que defende o uso de códigos abertos.

De esta forma, a Samsung leva o ‘Eclipsa Audio’, tecnologia 3D para TVs e Soundbars de 2025. A nova solução de áudio estará disponível em toda a linha de TVs Samsung de 2025, da Crystal UHD à Neo QLED 8K, afirmaram os executivos da Samsung na CES 2025.
“Estamos orgulhosos de liderar o setor com a integração do Eclipsa Audio em nossa linha de TVs e Soundbars de 2025”, declarou Taeyong Son, vice-presidente executivo e chefe da equipe de P&D, Visual Display Business, Samsung Electronics. “Esta inovação abre novas possibilidades para experiências de áudio imersivas e reforça nosso compromisso em moldar o futuro do entretenimento doméstico”.
O Eclipsa Audio permite que os criadores ajustem elementos do áudio, como a localização e intensidade dos sons, além das reflexões espaciais, para criar uma experiência sonora tridimensional imersiva.
na feira, a empresa afirmou que será a primeira do setor a adotar o Eclipsa Audio para “garantir que os consumidores que desejam vivenciar essa inovação tenham uma ampla gama de opções à disposição”.
Por outro lado, foi informado que a partir de 2025, os criadores poderão enviar vídeos com faixas de Eclipsa Audio para o YouTube. “Os espectadores que utilizarem dispositivos Samsung de 2025 poderão assistir a esses vídeos com áudio espacial premium, sempre que disponível. Para garantir uma qualidade de áudio consistente, a Samsung e o Google estão colaborando com a Telecommunications Technology Association (TTA) na criação de um programa de certificação para dispositivos que utilizam o Eclipsa Audio, assegurando que os consumidores tenham acesso aos mais altos padrões de fidelidade sonora”, informou a empresa em comunicado.
Pela sua parte, Jim Bankoski, vice-presidente de engenharia do Google Chrome acredita que “o Eclipsa Audio tem o potencial de transformar a maneira como vivenciamos o som. Estamos empolgados para ver como a comunidade de criadores irá utilizá-lo para desenvolver experiências sonoras inovadoras”.

Por Fernando Moura, em São Paulo