
CES 2025: Mirakulo apresenta inovações em TV 3.0
A empresa de desenvolvimento de software brasileira apresentou, na maior feira de tecnologia do mundo realizada em Las Vegas, inovações para uma TV com imagens em 4K HDR, áudio imersivo, interatividade integrada a serviços online e conteúdo personalizado.
A Mirakulo participou da CES 2025 que se realizou em Las Vegas de 7 a 11 de janeiro, no estande da ATSC, apresentando o AstroTV NEXT, “uma solução robusta e completa que combina interatividade híbrida (broadcast e broadband), OTT, TV ao vivo, métricas de audiência e publicidade dinâmica (DAI) em um único pacote. Desenvolvido para atender aos mais avançados padrões de receptores de próxima geração, como DTV+ (TV 3.0) e NextGenTV (ATSC 3.0), o AstroTV NEXT foi projetado para transformar os mercados brasileiro e norte-americano”, disse à reportagem Osamu Yamaguchi, Diretor de Novos Negócios e Produtos de TV Digital da Mirakulo.
Yamaguchi afirmou que entre as demonstrações realizadas, destacou-se o funcionamento do DAI, que permite substituir propagandas lineares por anúncios direcionados, baixados localmente no dispositivo por meio de um servidor de anúncios remoto. A aplicação prática dessa tecnologia mostrou como a TV híbrida pode oferecer uma experiência personalizada para o público, e novas oportunidades para anunciantes.
Outra inovação apresentada foi a compatibilidade do AstroTV NEXT com os padrões de codificação de vídeo LCEVC (MPEG-5) e de áudio MPEG-H. O LCEVC permite transmissões de vídeo com qualidade excepcional, aliada a uma maior eficiência de compressão. Já o MPEG-H traz uma experiência de áudio imersiva e personalizada, oferecendo funcionalidades inovadoras, como a possibilidade de o telespectador escolher seu locutor esportivo favorito durante uma partida de futebol ou até desativar a narração. Essas tecnologias de ponta elevam os padrões de qualidade e acessibilidade em transmissões ao vivo e sob demanda.
Segundo o executivo, “a participação da Mirakulo na CES 2025 reafirma seu compromisso em liderar a adoção e implementação das mais avançadas soluções em TV digital, conectando inovação, mercado e audiência de maneira única”.
Por Fernando Moura, em São Paulo