
CES 2023: Tecnologia ZF ProConnect conecta veículos à nuvem e à infraestrutura
A solução de conectividade atende aos mais rígidos padrões de segurança e proteção conectando veículos automatizados e definidos por software à nuvem e à infraestrutura. O primeiro grande pedido de um fabricante internacional de veículos já foi recebido – o produto entrará em produção em série em 2025
A empresa apresentou na CES 2023 veículos definidos por software altamente automatizados e serviços digitais que exigem uma rede forte e a troca de grandes quantidades de dados, já que o ZF ProConnect conecta veículos com a nuvem e com a infraestrutura de tráfego. A ZP afirma que para “a implantação de sistemas avançados de assistência ao motorista – e posteriormente veículos autônomos – os veículos devem ser capazes de se conectar com o ambiente exterior de várias maneiras. Enormes quantidades de dados devem ser trocadas – de forma rápida e confiável através de muitas interfaces diferentes. A plataforma de conectividade ZF ProConnect oferece às futuras gerações de veículos essa capacidade de rede de ponta”.

O ZF ProConnect “permite a troca confiável de dados para direção automatizada e comunicação V2X ( Do Carro para Tudo ) como uma unidade compacta e escalável”, afirma a empresa / Foto: Divulgação
Isso, explica o comunicado, porque a empresa domina padrões como DSRC (Comunicação Dedicada de Curto Alcance do inglês: Dedicated Short-range Communications) e C-V2X (Comunicação de Veículo para Tudo, do inglês: Cellular Vehicle-to-Everythin) e V2X (Do Carro para Tudo, do inglês Vehicle-to-everything), o que permite que o ZF ProConnect se comunique com a infraestrutura rodoviária, como semáforos. O ProConnect também pode receber informações sobre o fim repentino de um engarrafamento após uma curva ou sobre a aproximação de uma ambulância de plantão e avisar o motorista. “O computador de alto desempenho ZF ProAI – o supercomputador mais poderoso para a indústria automotiva – processa os dados fornecidos pelo ProConnect, combina-os com sensores existentes e outros dados do veículo, deriva estratégias de direção segura usando inteligência artificial e os transmite como comandos de ação para os sistemas de atuadores. Em interação com o ProAI, o ProConnect é uma peça central do quebra-cabeça para o veículo definido por software – um pré-requisito básico para a mobilidade do futuro e seus modelos de negócios baseados em dados”.
O ZF ProConnect “permite uma ampla gama de serviços digitais: além de atualizações over-the-air, que permite atualizar continuamente o software no veículo ou expandi-lo temporariamente sob demanda. A solução inclui dados de mapa de alta resolução para obter o conforto proporcionado pelos sistemas ADAS (Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista) com funções para ultrapassagens automatizadas, que requerem dados de posicionamento precisos. A transmissão de dados de sensor e diagnóstico também requer conectividade – por exemplo, para relatar as condições da estrada como buracos, umidade, neve, gelo – para a nuvem. Para veículos autônomos, serviços como gerenciamento de frota, interações com aplicativos de smartphones (informações de serviço, horários etc.), controle remoto ou mesmo comunicação e interação com centros de controle de ônibus autônomos desempenham um papel importante. Isso só pode ser realizado por meio de uma rede confiável de veículos, levando a um maior conforto e segurança”.
“Os veículos precisam de comunicação V2X para que possam trocar informações com outros usuários da estrada, com a infraestrutura e a nuvem. Com o ZF ProConnect, também abrimos as portas para modelos de negócios digitais para nossos clientes, que desempenham um papel cada vez mais importante no mercado de veículo definido por software”, afirmou Oliver Briemle, Head de Componentes de Direção Automatizada & Conectividade da ZF.
Como um dos primeiros sistemas no mercado, o ProConnect também atende aos requisitos automotivos internacionais, como o padrão ISO 26262 para sistemas elétricos/eletrônicos, os critérios de segurança funcional de acordo com ASIL-B(D) – (Automotive Safety Integrity Level) e o padrão de segurança cibernética ISO/SAE 21434. As certificações viabilizam um veículo com a melhor proteção contra acessos externos sem autorização. Ao mesmo tempo, oferece às montadoras a máxima flexibilidade. O ZF ProConnect é compacto e escalável em 8,6 x 6,7 x 2 polegadas .
Por Fernando Moura, em São Paulo