
Carnaval Carioca terá transmissão usando rede privativa de 5G
A Globo anunciou que os desfiles na Marquês de Sapucaí serão transmitidos com mais detalhes e cobertura de imagem de todo o sambódromo; inovação é resultado de um modelo misto de captação de imagens, com mais da metade das câmeras operando, pela primeira vez, na rede móvel 5G.

Foto: Globo/ Mauricio Fidalgo
A emissora anunciou que realizará a tradicional transmissão do Carnaval do Rio de Janeiro 2025 com um novo formato artístico, o jornalismo e o entretenimento atuarão juntos para contar os detalhes de tudo o que acontece nos desfiles, com profundidade na história de cada escola e de diversas partes do sambódromo. No comunicado, a Globo disse que “isso será possível com o uso inédito de uma rede 5G própria da emissora e um sistema de transmissão híbrido, no qual mais da metade das câmeras é sem fio. “O resultado é uma cobertura mais dinâmica e uma captação de imagens ágil e com maior mobilidade, garantindo uma melhor experiência para o espectador, tanto na TV aberta quanto no Globoplay”.
Marcelo Bossoni, Diretor de Tecnologia para Conteúdo da Globo., afirma que “a implementação da tecnologia 5G será um grande marco para as transmissões de grandes eventos como o Carnaval, que ganham em agilidade e mobilidade, criando novas possibilidades artísticas a partir dessa inovação. Os operadores de câmera terão liberdade para explorar novos pontos do sambódromo, antes inacessíveis pela limitação física”.
Para garantir os diferenciais no novo modelo de transmissão, “a Globo, ao lado de parceiros, desenvolveu um sistema para cobertura com câmeras 5G revolucionário. Com a mesma qualidade de imagem, velocidade e controle remoto das câmeras cabeadas tradicionais, essa tecnologia abre novas possibilidades artísticas, com imagens cada vez mais exclusivas” afirma o comunicado.
Otimização de processos
No comunicado, a emissora afirma, ainda que “a transmissão dos desfiles das Escolas de Samba do Rio de Janeiro em 2025 é um marco para a Globo, que trabalhou ao longo dos últimos dois anos em inovações e mudanças estruturais para transmitir o show no novo formato. Além das câmeras e rede mista, o carnaval carioca marca o lançamento de uma Unidade Remota de Produção criada para integrar os sinais 5G e cabeados na mesma velocidade, levando o conteúdo até o centro de controle da Globo por fibra óptica. Além disso, uma Unidade Móvel equipada com antena 5G que gera uma rede própria, somente identificável pelos aparelhos da emissora, estará presente para garantir mais velocidade, segurança e controle na conexão dos equipamentos de transmissão”.
Outra vantagem da tecnologia 5G, explica o comunicado, “é a otimização do processo de montagem da infraestrutura necessária para a transmissão de um grande evento. A tecnologia móvel poupa um tempo considerável na montagem e preparação para a transmissão do evento, que costumavam acontecer muitos dias antes do desfile por conta do cabeamento do sambódromo. Otimizamos esse processo, que não precisa mais do mesmo volume de cabos, e iniciamos um legado que poderá ser explorado em outros grandes eventos”, explica Bossoni.