
CaperShow 2024: SET apresenta TV 3.0 na capital argentina
A edição 32ª da Caper Show, que se realizou no Centro Costa Salguero, na capital argentina, teve como destaque o novo padrão de televisão digital aberta que se está desenvolvendo no Brasil. O novo DTV+ foi demonstrado ante um auditório completo e com muita interação.
A Cámara Argentina de Proveedores y Fabricantes de Equipamiento Audiovisual Profesional (Caper) realizou em Buenos Aires, a edição 2024 da Caper Show que teve a presença de mais de 5000 profissionais do sector audiovisual de Argentina e vários países da América Latina (Chile, Uruguai, Bolívia, Paraguai e Peru) e um aumento considerável de expositores. Nos três dias do evento, as palestras e conversas versaram sobre o futuro da televisão e as mudanças na cadeia audiovisual. O evento ratificou a parceria da SET com a Caper.
- Foto: Caper
- Foto: Caper
No primeiro dia, a SET teve destaque com a palestra: “TV 3.0/DTV+: SET e a evolução da televisão no Brasil e o futuro da televisão na Argentina e na região”, que foi moderada por Luiz Padilha (SET/Padilha Consulting), e teve como palestrantes a Fernando Moura (SET/UNTREF), Eduardo Bayo (CTO da Artear na Argentina) e Sérgio Santoro (SET/Record/Fórum SBTVD) com uma intervenção gravada com anterioridade.
Na palestra se debateu o futuro da TV, as novidades que trará o novo padrão de Televisão aberta, o DTV+ proposto pelo Fórum SBTVD. Santoro disse na sua explanação que dentre os avanços “podemos citar melhorias no sistema de codificação de vídeo, com o uso do VVC e do LCEVC, implementação do áudio imersivo, através do MPEG-H, e a capacidade de transmissão de sinais com a resolução de até 8K pelo ar, utilizando a camada física do ATSC 3.0, mas introduzindo melhorias, tais como a utilização do sistema de antenas MIMO 2×2 e também do LDM, o Layered Division Multiplexing, bem como o do TX ID, que permite a segmentação geográfica”. E destacou que “este novo padrão traz a possibilidade de as emissoras passarem a conhecer melhor o seu telespectador, através do consumo audiovisual logado”.
- Foto: Fernando Moura
- Foto: Caper
- Foto: Caper
O que foi reforçado por Moura, durante a apresentação na capital argentina, afirmando que a partir do momento que o espectador esteja logado, “o radiodifusor terá a possibilidade de entregar, por exemplo, anúncios segmentados a determinados perfis de sua audiência, oferecendo ao mercado publicitário um melhor aproveitamento de suas verbas”.
Eduardo Bayo, CTO de Artear, maior grupo de mídia argentino, explicou aos presentes que o processo na Argentina está atrasado, mas é importante conversar sobre o tema e avançar no dialogo com o governo para poder tomar decisões que podem ser importantes para a radiodifusão argentina, além de afirmar que já esteve reunido com o Fórum SBTVD e analisa as opções desenvolvidas pela Brasil.
Em conversa com Fernando Moura, o presidente da Caper, Ricardo Emilio Solari fala sobre a parceria com a SET, as novidades do show e as perspectivas de participação no SET EXPO 2025
Luiz Padilha, sócio-fundador da SET e moderador do painel, se mostrou satisfeito com a palestra e valorizou a missão da entidade de levar conhecimento além fronteiras
No final da palestra foi projetado um vídeo sobre o DTV+ com dublagem em espanhol especialmente cedido pelo Fórum SBTVD. A próxima edição da Caper Show se realizará de 28 a 30 de outubro de 2025.
Por Fernando Moura, em Buenos Aires, Argentina