Audiência brasileira prefere reality shows

Dados de Samsung Ads mostram que em diferentes formatos, da TV tradicional ao streaming, os programas movimentam milhões de horas de consumo nas SmartTVs. Em 2024, mais de 7 milhões de CTVs da marca se conectaram ao reality de confinamento de maior audiência do país

De acordo com levantamento da Samsung Ads – braço de publicidade em SmartTVs da Samsung Electronics –, o impacto dos realities fica ainda mais evidente pelo fato de que, em 2024, mais de 7 milhões de CTVs da marca se conectaram ao reality de confinamento de maior audiência do país. E a paixão pelo gênero foi particularmente intensa entre os meses de janeiro e março, período que concentrou 53% das horas assistidas do ano.

Foto: Divulgação

Estudo foi realizado na plataforma Samsung TV Plus afirma que “os reality shows seguem conquistando os brasileiros ano após ano, consolidando-se como um dos gêneros mais assistidos nas mais de 19 milhões de TVs conectadas e ativas da Samsung em todo o país”, disse Essio Floridi, Diretor Sênior de Vendas e Operações da Samsung Ads para a América Latina. “Os reality shows transcendem o entretenimento: eles são fenômenos culturais e uma ponte estratégica para marcas que buscam engajamento genuíno e direcionado”.

Outro dado que reforça a relação do consumidor com esse tipo de conteúdo é a faixa horária em que o consumo acontece – 83% entre 22 horas e meia-noite – não importando o tipo de reality, se musical, de confinamento ou gastronomia. E a análise ainda identificou algumas opiniões e preferências dessa audiência, como:

a) 60% planejam sua rotina para não perder os conteúdos favoritos;

b) 47% pesquisam on-line produtos anunciados enquanto assistem à TV;

c) 76% veem o momento na frente da tela como uma forma de relaxamento;

d) metade confia na TV para se manter informada.

Segundo explica o informa, “os programas preferidos desses espectadores são novelas (mais de 65%), noticiários (notícias nacionais e internacionais – mais de 62%), séries (nacionais e internacionais – mais de 52%), música e comédia (ambas com mais de 50%). Além disso, demonstram afinidade com programas de auditório, variedades e celebridades, talk shows e entrevistas, moda e estilo e game shows”.