
ARRI anuncia nova câmera ALEXA 265
A empresa alemã lançou a Alexa 265, uma câmera compacta com um sensor de 65 mm.
A ARRI apresenta a ALEXA 265, uma câmera de 65 mm de nova geração que responde ao feedback dos usuários da ALEXA 65, sua antecessora. A ALEXA 265 combina

Foto: Divulgação
um formato 3 vezes menor com um sensor de 65 mm revisado, proporcionando maior qualidade de imagem por meio de 15 stops de faixa dinâmica e desempenho aprimorado com pouca luz. Apresentando o mesmo fluxo de trabalho LogC4, REVEAL Color Science e acessórios da ALEXA, além de um novo sistema de filtro.
O corpo da câmera ALEXA 265 está baseado na sua antecessora, a ALEXA 35 que apesar de conter um sensor três vezes maior, é apenas 4 mm mais longo e 11 mm mais largo. Por isso, a nova câmera “pesa menos de um terço da ALEXA 65 (3,3 kg contra 10,5 kg) e aproveita as mais recentes tecnologias de resfriamento e gerenciamento de energia da ARRI. Embora o tamanho e peso reduzidos da câmera permitam seu uso de maneiras nunca imaginadas para o formato 65 mm—desde drones e estabilizadores até os locais mais apertados”.
Segundo a empresa alemã, o feedback dos usuários da ALEXA 65 foi essencial e permitiu desenvolver uma câmera que manteve-se a resolução 6,5K e o grande tamanho dos pixels, mas com maior faixa dinâmica e desempenho aprimorado em baixa luminosidade. Por isso, “uma revisão completamente nova e abrangente do sensor de 65 mm foi desenvolvida para a ALEXA 265, aumentando a faixa dinâmica de 14 para 15 stops e a sensibilidade de 3200 para 6400 EI (ISO/ASA), com pretos mais nítidos, maior contraste e um ruído mais baixo”.

Foto: Divulgação
Para oferecer essa maior qualidade de imagem, foi criado um fluxo de trabalho simples e eficiente, denominado LogC4 e “os LUTs 3D introduzidos para a ALEXA 35 agora são compartilhados com a ALEXA 265, que grava ARRIRAW na câmera diretamente nos Codex Compact Drives. Leitores e slots de drives padrão podem ser usados, assim como o Codex HDE (High Density Encoding), que reduz o tamanho dos arquivos em até 40% sem diminuir a qualidade da imagem. Os monitores no set podem ser configurados em HD ou UHD, exibindo SDR ou HDR, ou ambos. A ARRI está atualizando seu SDK para garantir que as imagens da ALEXA 265 sejam compatíveis com todas as principais ferramentas de software de terceiros”.