Anatel inicia emissão de boletos de uso de radiofrequência

Cobrança atingirá seis mil entidades em todo o País. Radiodifusores podem ver aqui como obter o boleto para proceder ao pagamento da PPDUR.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) infirmou que iniciou o processo de emissão dos boletos para pagamento do Preço Público pelo Direito de Uso de Radiofrequências (PPDUR) por entidades outorgadas para serviços de radiodifusão e ancilares que não possuam autorização de uso de radiofrequência ou cuja data de validade esteja expirada. Segundo a Agência, em todo o País, seis mil entidades serão impactadas pela medida.

Fonte: MCom

A emissão dos boletos atende determinação do Ministério das Comunicações que, por meio da Portaria nº 8.744, de 16 de março de 2023, determinou que a Anatel deveria emitir, em até 120 dias, a cobrança do PPDUR, independentemente de solicitação do titular. Cada entidade será notificada pela Agência, por ofício ou por intimação eletrônica. A publicação do extrato do Ato de Autorização de Uso de Radiofrequências está condicionada à efetivação do recolhimento do valor integral do preço público ou, quando parcelado, do valor da primeira parcela.

A guia para recolhimento do PPDUR está disponível no Sistema de Consulta Débitos de Fistel – Boleto no endereço , devendo o interessado informar o CNPJ da entidade e o número do Fistel.

Veja  boleto aqui.

É fundamental que as entidades fiquem atentas aos prazos para pagamento dos boletos para evitar problemas ou sanções. A Agência reforça seu compromisso em garantir a efetividade das políticas públicas e a regulamentação do setor de telecomunicações no País.