ABTU realiza I Simpósio Brasileiro de Televisão Universitária

Evento tem como tema central a TV 3.0, e servirá para que nova diretoria da entidade tome posse. O simpósio nos dias 14 e 15 de junho na TVTEC Jundiaí, interior de São Paulo.

nova diretoria da entidade foi eleita durante o XVIII Fórum da ABTU / Foto: Danilo Oliveira Silva/Uneb

A Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU), em parceria com a TVTEC, realizará, nos dias 15 e 16 de junho, o I Simpósio Brasileiro de Televisão Universitária,  na cidade de Jundiaí, interior de São Paulo. Com o tema “As TVs Universitárias e a TV 3.0“, o evento pretende fomentar as discussões sobre o futuro da televisão universitária no país.

“Nosso objetivo é abrir um espaço para debate sobre o papel das TVUs e sua participação nos novos contextos tecnológicos e de linguagem da comunicação, com foco na comunicação pública”, destaca Fabiano Pereira, presidente da ABTU.

O simpósio também representa uma mudança na condução de encontros propostos pela associação, que antes eram realizados tradicionalmente a cada dois anos com o Fórum ABTU. “Percebemos que esse intervalo de tempo é muito longo para debatermos e nos posicionarmos sobre temas relevantes para nosso segmento, em face da velocidade das transformações que estão acontecendo. Portanto, agora vamos realizar dois eventos a cada período de mandato da diretoria, o que nos permite ter mais articulação e propor novos projetos”, destaca o presidente eleito para o mandato 2024-2026, Francisco Machado Filho.

Para a anfitriã do evento, Mônica Gropelo, superintendente da TVTEC e diretora administrativa-financeira da ABTU para a nova gestão, será um momento fundamental para discussões e de aproximação. “O foco na comunicação pública é uma prioridade, principalmente considerando o seu impacto diante de eventos como o ocorrido no Rio Grande do Sul. Ela representa a democratização da comunicação, transparência e a prestação de serviços”, afirma.

Programação

O simpósio reunirá autoridades e pesquisadores renomados do setor. Participam do primeiro dia, Octávio Pieranti, assessor da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República; Maíra Bittencourt, diretora-geral da Empresa Brasil de Comunicação (EBC); a deputada federal Luiza Erundina, que lidera a retomada da Frente Parlamentar Popular pela Democratização da Comunicação; o deputado federal e secretário de Comunicação Social da Câmara dos Deputados, Jilmar Tatto e Iluska Coutinho, diretora científica e coordenadora do Fórum das TVs e Rádios Universitárias da Intercom.

Fechando a programação de sexta-feira (14/6), os integrantes da nova diretoria da ABTU tomarão posse para o mandato bienal de 2024 a 2026. As agendas continuam na manhã seguinte. No sábado (15/6), será dia de discutir uma proposta para a articulação política entre as emissoras do campo público, que contará com a presença de Maíra Bittencourt, Octávio Pieranti, Luciana Rivelli Amélio, vice-presidente de Integração Regional da Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (Astral) e Fernando Mauro Trezza, presidente da Associação Brasileira de Canais Comunitários (ABCCOM), além de representantes da ABTU e emissoras associadas.

O I Simpósio Brasileiro de Televisão Universitária é gratuito e destinado a representantes de emissoras de comunicação pública e universitária, professores, estudantes, profissionais da área e demais interessados. O evento será realizado no auditório da Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot, nos dias 14 e 15 de junho, em Jundiaí.

Sexta-feira, 14/6

18h30 – Recepção;
19h – Abertura e composição da mesa;
19h10 – Abertura Oficial do Fórum pelo Excelentíssimo Prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado;
19h20 – Fala das autoridades que compõem a mesa: Octávio Pieranti (SeCom), Maíra Bittencourt (EBC), deputada federal Luiza Erundina (FrenteCom), deputado federal Jilmar Tatto (secretário de Comunicação Social da Câmara dos Deputados), Iluska Coutinho (Intercom), presidente da ABTU Fabiano Pereira (mandato 2020 – 2024), presidente eleito da ABTU, Francisco Machado Filho (mandato 2024-2026);
20h20 – Espaço para perguntas e interação entre os integrantes da mesa e o público presente;
21h – Posse da nova diretoria da ABTU;

Sábado, 15/6 

9h – Diálogos Possíveis – Proposta de articulação política entre as TVs do Campo Público: Maira, Bittencourt (EBC),  Octávio Pieranti (SeCom), Luciana Rivelli Amélio (Astral), Fernando Mauro Trezza (ABCCom) e representantes da ABTU;
10h30 – O Futuro das TVUs no Brasil: uma proposta de agenda para nova diretoria da ABTU – Diretoria da ABTU conversa com representantes de TVs Universitárias presentes;
11h30 – Encerramento do Simpósio (professor Francisco Machado Filho, presidente da ABTU)

Para inscrever-se no Simpósio, clique aqui

Nova diretoria

Prof. Francisco Machado Filho, novo presidente da ABTU

A nova diretoria da entidade foi eleita durante o XVIII Fórum da ABTU, realizado em outubro de 2023, na cidade de Salvador. A gestão, que se estende até junho de 2026, conta, em sua maioria, com membros estreantes nos cargos.

Foram eleitos: Francisco Machado Filho (TV Unesp) como presidente, Maria Lúcia Mota (UNIP) como vice-presidente, Mônica Gropelo (TVTEC Jundiaí) como diretora administrativa-financeira, Fernando Mauro Trezza (Impacta) como diretor de Relações Institucionais, Patrícia Lauretti (TV Unicamp) como diretora de Comunicação e Ricardo Borges Oliveira (UnB TV) como diretor Técnico.

O Conselho de Ética será presidido por Julio Wainer (TV PUC SP) e terá como membros Luiz Carlos Sonda (TV FAG), Guaraciaba de Menezes Tupinambá Júnior (TV UFAM) e Marcelo Henrique da Costa (UEG TV). Já o Conselho Fiscal será presidido por Consuelo Gobbi Baltazar (TV PUC Goiás) e contará com Fabiano Pereira (TV USP), Marcos Tardin (FDR) e Jair Giacomini (TV UNISC).