
ABRINT 2024: Mercado de ISPs continua crescendo e são cada vez mais as ofertas de canais ao vivo
Se realiza em São Paulo, de 12 a 14 de junho, a 15° edição do Encontro Nacional Abrint 2024, maior evento de ISPs (Internet Services Providers) da América Latina. O evento tem foco em provedores de internet, onde se demonstram as principais soluções e inovações do mercado, várias marcas e tomadores de decisões promoverão muito networking.

Na cerimônia de abertura da Abrint 2024 se realizou uma homenagem aos operadores de ISPs de RS
Em sua 15 edição, o Encontro Nacional Abrint 2024, realizado pela Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações não para de crescer. Como disse o Presidente da LAC-ISP, Basílio Perez e ex-presidente da Abrint (entidade latino-americana que associada provedores de internet) na cerimônia de abertura realizada na manhã desta quarta-feira, 12 de junho, “começamos com um grupo de menos de 200 pessoas e hoje esperamos chegar aos 30 mil visitantes”.
Na cerimônia, o Ministro das Comunicações, Juscelino Filho disse que “É meu papel como ministro que todos os brasileiros tenham acesso a serviços de telecomunicação de qualidade. Como ministro, reconheço a importância estratégica das telecomunicações para o desenvolvimento econômico e social do nosso Brasil”, disse.
Em seu discurso, Juscelino Filho explicou como o Ministério das Comunicações já promoveu iniciativas para ampliação de conectividade a todos os brasileiros. Segundo ele, foi proposta uma alteração pontual na utilização dos recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) na modalidade do Benefício Fiscal. A medida vai permitir a aplicação de mais de R$ 1 bilhão, que podem conectar até 25 mil escolas públicas brasileiras.

Ministro Juscelino Filho, na Abrint 2024
“Os recursos que serão alocados em novos projetos de conectividade não apenas ampliarão a infraestrutura de telecomunicações, mas também possibilitarão a expansão da banda larga e a melhoria da qualidade dos serviços oferecidos. Isso também abrirá portas para inovação, educação, saúde, emprego e desenvolvimento em todas as esferas da sociedade”, afirmou o ministro.
O encontro com provedores de internet do Brasil também foi uma oportunidade para que o ministro das Comunicações falasse sobre desafios como a expansão da cobertura de banda larga em áreas remotas, o constante aprimoramento do ambiente regulatório para incentivar investimentos em infraestrutura e o estímulo à concorrência saudável entre os provedores de serviços.
“A segurança cibernética, a privacidade dos dados e a proteção dos consumidores são questões que exigem nossa constante atenção. Vamos trabalhar para que as políticas e regulamentações garantam um ambiente seguro e confiável para o uso das tecnologias”, destacou.
Pela sua parte, o Presidente da Abrint Mauricélio Oliveira, disse que “o Brasil está na vanguarda da conectividade, graças ao trabalho de milhares de empresas espalhadas pelo país. Em uma realidade que se aproxima da universalidade do acesso”, e destacou o propósito do encontro e a importância de trazer a discussão temas de relevância para o mercado. “A norma 4, que regulamentou e permitiu a exploração a internet no Brasil, foi a semente inicial. Quase 30 anos depois, ela permanece tão essencial como no dia em que foi instituída. Conectividade significativa se constrói com banda larga de qualidade e com a ampla capacidade de dados”.
Canais lineares, abertos ou fechados, cada vez mais presentes nas ISPs
A oferta de vídeo como SVA (Serviço de Valor Agregado) das provedores é cada vez mais forte, e assim o apelo para novas plataformas se expande pelos corredores da Abrint. Um dos serviços mais antigos do ecossistema e a Watch Brasil, que aproveitou o evento para apresentar o Watch Labs, spin-off da Watch Brasil especializada em soluções e tecnologia de streaming, que anunciou recentemente o seu lançamento oficial na Europa.
A Watch Labs oferece uma gama completa de soluções de streaming, desde a codificação e transcodificação de conteúdo até a entrega e análise de dados. A empresa afirma que tem uma equipe de engenheiros e desenvolvedores, que trabalham com essas soluções na Watch Brasil, para criar soluções inovadoras e personalizadas para atender às necessidades específicas de cada cliente.
Maurício Almeida, presidente da Watch Brasil, disse à reportagem que esta é uma extensão da marca que oferece serviços para ISPs brasileiras, “a Watch Labs visa expandir sua presença global, oferecendo tecnologia de ponta e experiências de transmissão para empresas e entidades de qualquer lugar do mundo. Queremos utilizar nossa expertise que já ganhou o mercado nacional e possui a chancela de grandes marcas como AWS e Kaltura para dar um passo a mais e partir para internacionalizar a marca. Para isso, estamos estruturando uma equipe especialista em negócios e tecnologia, aqui no Brasil e na Europa, para dar tração a novos mercados oferecendo nossos serviços”.
- Carlos Reis, de Zapping, plataforma que oferece mais de 80 canais de TV via streaming
- Wacht Brasil aumenta a sua oferta de canais infantis
Por outro lado, a EiTV apresenta a plataforma EiTV Connect que permite ISP incluir e gerenciar publicidade no serviço de streaming. Segundo os executivos presentes no evento, o recurso facilita gerar novas fontes de receitas a partir da oferta de campanhas para anunciantes locais e se integrar com as agências de mídia programática na Internet.
Esta é ma plataforma aberta de publicação e distribuição de TV online, rádio, canais de áudio, filmes, séries e documentários via streaming na modalidade white label, que permite ao ISP usar a sua própria marca para fidelizar e aumentar a sua base de clientes. O recurso facilita gerar novas fontes de receitas a partir da oferta de campanhas para anunciantes locais ou se integrar às agências que contratam mídia programática na Internet.
Com o recurso, o ISP pode oferecer publicidade a partir de diversos formatos, entre eles os anúncios em páginas HTML, landing pages, banners, vídeos patrocinados, entre outros, além da inclusão de publicidade na página de login do assinante. Também é possível criar campanhas direcionadas com base no perfil do cliente ou na sua localização. A plataforma permite a categorização de relevância e prioridade dos anúncios e como eles devem ser apresentados aos públicos diversos e a equipe de desenvolvedores da EiTV irá ajudar os ISPs na customização da plataforma para a inclusão de publicidade.
- Edmar Moraes e Nicolas Moraes da Futura Produções com Marcelo de Melo Figueiredo da Synamedia. Moraes apresenta microserviços para plataformas de streaming
- A MultTV esta deixando a sua oferta de TV vía satélite e apostando ao streaming.
Outra empresa focada em canais de televisão por streaming é a OleTV que disse que além de aproveitar para celebrar o crescimento de mais de 3000% com aumento de sua carteira de clientes e expansão de serviços, espera ansiosa a chegada da TV 3.0 e perspectiva sucesso.

SBT SmartPRO 4K PROSB-5000
Artur Vasquez, CEO da OleTV disse à reportagem que a plataforma “opera com padrões de TV 3.0”, e reforça que “aguarda com ótimas perspectivas a implementação da TV 3.0, uma evolução da TV Digital anunciada recentemente pelo Ministério das Comunicações que deve acontecer em 2025. Preparada para atender a mais esta demanda de mercado, a empresa foi criada sob os padrões de TV 3.0, que trará melhorias de imagem e som e maior interatividade com o espectador”.
Em termos de set-top-box, a Proeletronic apresenta na Abrint 2024, o SmartPRO 4K PROSB-5000,”o único que possui homologação da Anatel para provedores/IPTV e também em sua versão varejo. Importante ressaltar que a empresa faz parte do mercado impactado pela pirataria de TV Box, ações que vêm sendo combatidas por meio do Plano de Ação de Combate à TV Box Pirata, iniciado há um ano”, disse o CEO da empresa, Gilberto Gandelman.
“O consumo de equipamentos legais como o SmartPRO 4K proporciona uma experiência de entretenimento sob medida e de alta qualidade, integrando serviços de streaming, oferecendo interfaces adaptadas e garantindo atualizações regulares de firmware, como é o caso dos nossos produtos”, enfatizou Gandelman.
Por Fernando Moura, em São Paulo