TVRO: ABERT e ABRATEL reafirmam o compromisso de levar a TV aberta e gratuita a toda sociedade brasileira

Em comunicado conjunto, um dia após o Gaispi aprovar a utilização do satélite da Embratel Star One para realização da migração da banda C para banda Ku, entidades afirmam que “respeitada a política pública e preservados os legítimos direitos de todos os segmentos envolvidos, a ABERT e ABRATEL reafirmam o compromisso de levar a TV aberta e gratuita a toda sociedade brasileira”.

Em reunião realiza na quarta-feira (16/3), o Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi), sob a condução de seu presidente, conselheiro Moisés Moreira, aprovou a indicação da posição orbital de 70° Oeste, para a qual deverão ser migrados os canais, e a lista de canais de TV aberta por satélite (TVRO) indicados para migração dos sinais da Banda C para a Banda Ku, no entanto, como noticiado anteriormente, a ABERT (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão), e ABRATEL (Associação Brasileira de Rádio e Televisão), votaram contra a resolução.

Nesse contexto, as entidades emitiram, na tarde desta quinta-feira (17/3), um comunicado que a SET reproduz na integra a seguir:

NOTA CONJUNTA

Em reunião do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (GAISPI), ocorrida nesta quarta-feira (16), foi aprovado o satélite que integrará a política pública de migração dos sinais de TV por satélite da banda C para a banda Ku.

Após reconhecer que a indicação dos dois satélites pelo setor de radiodifusão atendeu ao prazo estabelecido no edital, o presidente do GAISPI, Moisés Moreira, determinou, por razões de natureza técnica e econômica, que os kits de recepção destinados aos beneficiários do Cadastro Único do governo federal sejam apontados apenas para uma posição orbital.

A escolha do satélite observou o critério de maior capacidade, total e disponível, com a determinação do apontamento para a posição orbital 70°W, da Embratel. Por outro lado, a decisão resguardou o direito dos radiodifusores de disponibilizarem os sinais de TVRO na outra posição orbital indicada – 43,1°W, GLA Brasil.

Em recente manifestação a representantes da ABERT e ABRATEL, Moisés Moreira assegurou que “a decisão tomada resguarda a autonomia e o direito dos radiodifusores de buscarem outras empresas satelitais, no modelo de TVRO, para a disponibilização de seus sinais na banda Ku, inclusive na posição orbital 43,1°, conforme juízo de conveniência e oportunidade na condução de seus negócios”.

Nessas condições, respeitada a política pública e preservados os legítimos direitos de todos os segmentos envolvidos, a ABERT e ABRATEL reafirmam o compromisso de levar a TV aberta e gratuita a toda sociedade brasileira.

ABERT – Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão, e ABRATEL – Associação Brasileira de Rádio e Televisão